Como funcionam fornos elétricos por convecção?

Escrito por josienita borlongan | Traduzido por ewerton souza
Como funcionam fornos elétricos por convecção?
Aprenda como funcionam fornos elétricos por convecção (Jupiterimages/Pixland/Getty Images)

Utilização

Os fornos elétricos de convecção são usados para assar, grelhar e tostar. Dependendo da marca, o equipamento pode operar convencionalmente ou por convecção. Em algumas cozinhas, um forno de convecção substitui os fornos convencionais ou embutidos. Este equipamento versátil também economiza espaço na bancada, pois também serve para tostar e grelhar.

Diretrizes gerais

A função de assar funciona de maneira similar a um forno convencional. Isso faz com que você possa utilizar o forno por convecção na mesma temperatura de um forno comum. A função de convecção funciona da mesma forma que um forno comum para assar, mas tosta em menos tempo. A grande diferença é o uso correto do fluxo de ar para auxiliar o cozimento. A função de grelhar é usada para assar carnes como carne bovina, porco, frango e peixe. O forno de convecção também pode ser usado para dourar gratinados. A função de tostar é usada para fazer torradas. Algumas marcas dispõem de um local separado para tostar, situado na parte superior do forno e as tampas podem ser abertas ou fechadas durante o processo. As tampas são grandes o suficiente pra acomodar pães do tipo bagels.

Assados por convecção

Ao selecionar a opção de convecção para assar, a lâmpada do fogão se acenderá. Preaqueça o forno através dos botões de controle. O ar aquecido é circulado através do ventilador embutido. Para melhores resultados, utilize panelas adequadas para melhorar a circulação. Por exemplo, use uma assadeira sem laterais ou com laterais mais baixas, permitindo maior fluxo de ar no alimento. Não cubra a comida com papel alumínio ou com nenhuma tampa enquanto utiliza o ar quente. Posicione a assadeira no centro da prateleira para uma distribuição homogênea de ar, em todos os lados do alimento. É recomendável reduzir a temperatura em 15 ºC quando cozinhar com fornos de convecção. Por exemplo, se a receita pedir 180 ºC, programe o forno em 165 ºC. Verifique o alimento dez minutos antes do tempo sugerido, para evitar o cozimento em excesso.

Torradas

Tostar é o processo de secagem e cozimento do pão. É importante selecionar o dourador em seu forno por convecção. Escolha uma configuração mais branda que o normal para fatias finas e levemente secas. Para fatias mais grossas e úmidas ou pães à base de trigo, programe uma configuração mais intensa. Use a mesma configuração para pães frescos, densos ou umedecidos, pois eles levam mais tempo para cozinhar. Também utilize uma configuração mais intensa quando tostar pães de superfícies desiguais, como muffins ingleses, e também para fatias grossas, como bagels. Esses tipos de pães demoram mais tempo para tostar devido à umidade retida em seu interior.

Grelhados

Quando grelhar, use a prateleira superior e um recipiente abaixo da assadeira para coletar a gordura. Adicione um quarto de xícara de água ao recipiente coletor para evitar salpicos. Dependendo do tamanho e da grossura do alimento, você pode ajustar a prateleira para cozinhar todo o alimento por igual.

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível