Uma geladeira e um freezer precisam de tomadas separadas?

Um refrigerador pode não receber energia o suficiente, se ele não estiver conectado a uma tomada separada

Ryan McVay/Photodisc/Getty Images

Existe uma recomendação para que se use tomadas separadas para aparelhos eletrônicos principais, como refrigeradores e freezers. Essa recomendação não é apenas baseada nas instruções do fabricante, mas é necessário, às vezes, segundo os códigos de leis municipais. Mesmo se o uso de compartimentos separados não for diretamente recomendado pelo fabricante ou pelas leis elétricas, é possivelmente uma questão de segurança.

Instruções do fabricante

Fabricantes de geladeiras e freezers especificam que o aparelho requer uma tomada separada no manual do proprietário, se esse for o caso. Não só deveria o aparelho ter uma tomada separada, mas ela também precisa ter um circuito dedicado. O fabricante também pode requerer que a tomada tenha uma determinada voltagem. Na maioria das vezes, a empresa não recomenda o uso de um cabo de extensão que mostre sinais de danos, ambas situações podendo afetar a quantidade de energia que chega até o aparelho.

Código de eletricidade

O código municipal de eletricidade, às vezes, estabelece regulamentações de aparelhos eletrônicos. O código pode requerer que todos os aparelhos principais, incluindo as geladeiras, freezers, microondas e lava louças, usem tomadas separadas. Além disso, os códigos podem declarar que a tomada deve ter um disjuntor ligado à terra para proteção. A maioria dos refrigeradores e freezers estão localizados na cozinha, perto de uma pia. Esse tipo de proteção geralmente é necessário quando uma tomada está a menos de 15 cm de uma pia ou torneira.

Problemas

Se uma geladeira ou um freezer não possui uma tomada separada, o aparelho precisará compartilhar a corrente com outro dispositivo. Porém, o refrigerador ou o freezer pode precisar de uma corrente maior que o circuito possa aguentas, levando a fiação a sobreaquecer. Quando os fios se aquecem, dispara-se o disjuntor e isso faz com que ele pare de funcionar até que ele seja restaurado. Com o tempo, a fiação pode derreter por superaquecimento, queimar materiais ao seu redor e causar um incêndio elétrico.

Dicas e alertas

Sempre siga a sugestão do fabricante quando ela especificamente diz para usar tomadas separadas. Siga os códigos de eletricidade do município, se eles especificarem que se deve usar tomadas distintas. Os disjuntores protegidos são mais facilmente desarmados por picos de energia, que desligam o fornecimento de eletricidade para o refrigerador ou congelador. Quando possível, use tomadas sem proteção GFCI para ligar uma geladeira ou freezer.

eHow Brasil
×