Como ganhar a confiança de uma jandaia-amarela adulta

Escrito por angela reinholz | Traduzido por andré prata
Como ganhar a confiança de uma jandaia-amarela adulta

Treinar uma jandaia-amarela adulta leva tempo

Sun conure image by Tharasai Sangpakdee from Fotolia.com

Trazer uma jandaia-amarela adulta para casa significa que você tem que ganhar lentamente a sua confiança. É um pouco mais difícil ganhar a confiança de uma adulta do que a de um filhote, mas essa pode ser uma experiência gratificante. Uma vez que vocês tenham feito um elo, você terá um amigo para o resto da vida que o irá recompensar com carinho e brincadeiras divertidas.

Nível de dificuldade:
Moderado

Outras pessoas estão lendo

Instruções

  1. 1

    Introduza a jandaia-amarela a sua nova casa colocando-a em sua nova jaula. Deixe-a se familiarizar com a gaiola antes de começar a tentar treiná-la. Isso pode levar de uma semana a um mês. Ela irá começar a se tornar curiosa sobre o seu redor e vai começar a explorar a gaiola. Você irá se divertir com suas palhaçadas enquanto ela experimenta cada um dos novos brinquedos na gaiola e descobre aqueles de que mais gosta. Fale com a sua jandaia-amarela enquanto ela estiver na gaiola para que ela possa se acostumar com a sua voz.

  2. 2

    Fale com ela com uma voz calma e passe um tempo sentado ao lado da gaiola. Conversar com ela sem jogar ou tentar tocá-la irá fazer com que o pássaro entenda que você não o irá machucar e que vive na mesma área que ele. Abra a porta da gaiola e deixe o seu pássaro sair. Veja como ele começa a brincar com as coisas nos lados da gaiola. Ofereça guloseimas sem tentar pegá-lo. As jandaias-amarelas são pássaros brincalhões e acabarão por vir até você para "conversar" e investigá-lo por conta própria. Se tentar forçá-los a vir até você, você irá assustá-los.

  3. 3

    Alimente a jandaia-amarela com guloseimas com a sua mão ao colocar na palma da mão e em sua gaiola. Se colocar a guloseima entre o polegar e o dedo, você pode ser picado. Ter a sua mão aberta a torna mais difícil de morder. Use mimos e elogios como recompensa por bom comportamento e ignore os maus comportamentos. Se a sua jandaia-amarela estiver se comportando mal, não responda a ela dizendo "não" ou grite com ela. Por ser uma criatura social, é melhor colocá-la de volta, ir embora e ignorá-la. Volte depois de alguns minutos e interaja com ela novamente.

  4. 4

    Ensine-a a fazer o comando de dar o pé. Se você tiver sorte, ela pode já saber o comando. Coloque o dedo ao lado dos pés da ave e diga firmemente "dê a pata". Empurre o dedo levemente contra o tórax. Isso irá incentivá-la a levantar a pata e pisar no seu dedo. As jandaias-amarelas são aves curiosas e gostam de aprender coisas novas. Depois de terem dominado o comando de dar a pata, tente o comando de abaixar a pata. A natureza curiosa delas é útil porque faz com que elas desejem interagir com você e aprender coisas novas. Elas particularmente adoram elogios vocais e carinhos na cabeça.

  5. 5

    Interaja com a sua jandaia-amarela em uma base diária ou você não será capaz de domá-la corretamente. Uma jandaia-amarela domesticada irá continuar a aprender truques e palavras se você interagir com ela em uma base regular. Elas ficarão chateadas se você deixá-las sozinhas e vão ficar agressivas na gaiola e beliscar seus dedos. Elas são rápidas para perdoar se você elogiá-las e lhes dar guloseimas.

  6. 6

    Recompense-a com alimentos e elogios sempre que ela fizer o que você queria. Ignore o mau comportamento do pássaro. Nunca bata ou grite com ele, pois isso irá assustá-lo e o pássaro não vai confiar em você. As jandaias-amarelas têm uma longa memória e irão reagir mal quando as pessoas abusarem delas. Muitas jandaias-amarelas se tornaram agressivas depois de terem sido abusadas e seus donos acabaram não passando tempo com elas ou dando a outra pessoa. A maior parte do comportamento agressivo vem do fato de serem maltratadas. Você pode treinar uma jandaia-amarela novamente usando elogios, paciência e atenção positiva.

Não deixe de ver

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível

Direitos autorais © 1999-2015 Demand Media, Inc.

O uso deste site constitui plena aceitação dos Termos de Uso e Política de privacidade de eHow. Ad Choices pt-BR

Demand Media