on-load-remove-class="default-font">
×
Loading ...

Por quanto tempo uma garrafa aberta de bebida alcoólica pode ser mantida?

Atualizado em 19 julho, 2017

A vida útil de bebidas destiladas difere entre suas variedades, como vinhos, licores e rum, por causa da variação no teor de açúcar e resistência à oxidação. No entanto, quando você os armazena corretamente, a maioria das bebidas manterá o sabor e a densidade tempo suficiente para que você possa consumi-las.

O licor tem uma vida útil longa (liquor image by Renee Woodward from Fotolia.com)

Vinho

O vinho geralmente tem uma vida útil muito curta a partir do momento em que a garrafa for aberta. Depois de exposto ao ar, o oxigênio começa a se infiltrar dentro do líquido alterando sua composição. De acordo com o site CellarNotes.net, uma garrafa de vinho aberta só vai manter sua qualidade até três dias depois; após esse período, ela rapidamente perderá seu sabor e densidade.

Loading...
Mantenha o vinho com rolha refrigerado para prolongar a vida útil (bottle wine and glasses with a wine image by mashe from Fotolia.com)

Licores

Os licores têm altas quantidades de açúcar e maiores concentrações de álcool do que o vinho. Por exemplo, de acordo com o site da marca Baileys, o creme de licor irlandês manterá sua qualidade estando fechado ou aberto por até dois anos. Algumas marcas de licores, como a Baileys, colocam no rótulo de suas garrafas as datas de vencimento para informar os consumidores.

Creme irlandês (close to jigger of irish cream image by Kir from Fotolia.com)

Rum

O rum tem alto teor de álcool e geralmente não sofre o efeito da oxidação. Essa categoria de bebida tem a vida mais longa. O site do Captain Morgan informa que, se o rum for armazenado em um ambiente fresco, seco e com pouca luz, ele pode durar quase que indefinidamente.

O alto teor alcoólico do rum se preserva quase que indefinidamente (Liquore in bicchiere tondo image by gdpozzi from Fotolia.com)
Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...