Lista de queijos sem glúten

Escrito por james stuart | Traduzido por mariana yonamine
Lista de queijos sem glúten
Qualquer queijo maturado não contém glúten (gpointstudio/iStock/Getty Images)

Muitas pessoas sofrem da doença celíaca, uma condição que impede que o glúten dos alimentos seja digerido de maneira adequada. Essas pessoas precisam ter cuidado e muitas vezes têm opções limitadas de alimentos para consumir. Muitos tipos de queijo, como o cremoso e o gorgonzola, e outros produtos com queijo podem conter glúten, mas os queijos maturados podem ser consumidos com segurança pelos celíacos.

Cheddar

O queijo cheddar é um dos mais conhecidos no mundo todo e não possui glúten. Muitas pessoas conhecem sua coloração alaranjada, mas ele é naturalmente branco. Esse queijo sempre é feito com leite de vaca, tem uma textura suave e tendência a se desfazer. Ele é sempre maturado e quanto maior o tempo de maturação, mais intenso fica o gosto. O nome "cheddar" não é protegido, então tenha cuidado ao comprá-lo.

Lista de queijos sem glúten
O queijo cheddar é um dos mais conhecidos no mundo todo (Mark Stout/iStock/Getty Images)

Edam

O nome "edam" vem do porto holandês onde ele era vendido originalmente. Ele foi o queijo mais popular por centenas de anos devido a sua vida útil extremamente longa. Ele é feito com leite desnatado e tem uma coloração alaranjada. Normalmente é vendido em discos redondos com uma casca dura de parafina. O edam preparado nas fazendas tem um gosto mais forte, mas os novos produtos produzidos em fábricas são mais macios e suaves.

Lista de queijos sem glúten
O queijo edam é macio e suave (Veniamin Kraskov/Hemera/Getty Images)

Suíço

O queijo suíço é facilmente identificável pelos seus furos icônicos. Ele tem uma coloração amarela clara e gosto que lembra nozes. O termo queijo suíço é amplo e algumas marcas específicas dele são geralmente nomeadas de acordo com a região onde são produzidas. Ele pode ter sabor intenso ou suave, dependendo do tempo de maturação. Os furos são criados pelo dióxido de carbono do processo de produção.

Lista de queijos sem glúten
O queijo suíço é facilmente identificável pelos furos icônicos (Rakoskerti/iStock/Getty Images)

Parmesão e parmigiano-reggiano

O parmigiano-reggiano e seu primo distante, parmesão, são outras variedades de queijo sem glúten. Ele recebeu o nome da região da Itália onde era originalmente produzido. O queijo parmesão é uma variedade popular que é muitas vezes ralado e servido sobre massas. Ele é tipicamente branco ou amarelo claro, é feito de leite de vaca e o sabor forte vem da salmoura em que é preparado.

Lista de queijos sem glúten
O queijo parmesão é outra variedade de queijo sem glúten (Ingram Publishing/Ingram Publishing/Getty Images)