Mais
×

Como saber se uma gata foi castrada

Atualizado em 21 novembro, 2016

A fim de controlar a crescente população felina, muitas pessoas optam por ter seus animais de estimação castrados. Se você adotar um gato de rua, no entanto, pode ser difícil determinar se a castração já ocorreu. Identificar a castração em machos já não é uma tarefa fácil, mas pode ser extremamente difícil identificá-la em fêmeas. Contudo, existem alguns truques que podem ajudá-lo a evitar uma cirurgia desnecessária. Utilize este guia para determinar se o seu animal já foi previamente castrado.

Instruções

Identificar se uma gata é castrada pode ser uma tarefa extremamente difícil (BananaStock/BananaStock/Getty Images)
  1. Verifique se as orelhas estão cortadas. Um entalhe no ouvido é uma maneira fácil de determinar que o seu animal já foi castrado. Agora é uma política bastante comum em abrigos grampear os ouvidos dos gatos que sofreram a castração. Eles sabem o quanto pode ser difícil fazer o contrário, por isso eles tentam facilitar o seu trabalho.

  2. Vire seu animal de costas e veja se sua barriga foi recentemente raspada. Embora possa ser muito difícil de detectar a castração em gatas, elas são sempre raspadas antes da cirurgia. Se ela foi castrada recentemente, o pelo da barriga estará visivelmente mais curto.

  3. Procure por uma pequena cicatriz abaixo de sua barriga. Se o seu gato possui pelos curtos na barriga, procure por uma pequena cicatriz em sua parte inferior. Infelizmente, essa cicatriz se torna muito difícil de ser detectada caso tenha se passado muito tempo ou se a pelagem for longa e escura. Às vezes ela desaparece completamente.

  4. Mantenha sua gata dentro de casa por cerca de um mês para observar se ela entra no cio. Gatas castradas não entram mais neste ciclo, o qual é sinalizado pela inquietação felina, que a faz miar constantemente e arranhar os móveis.

  5. Enfim, leve-a a um veterinário. No pior dos casos, você sempre pode levar o seu gato ao veterinário ou a um abrigo de animais para determinar se ela é castrada ou não. Eles vêem os gatos todos os dias e tem uma melhor chance de ver a cicatriz.

Dicas

  • Mesmo veterinários podem ter certa dificuldade em determinar se uma gata foi castrada. A cicatriz pode curar tão bem a ponto de se tornar invisível a olho nu. Neste caso, a castração só é descoberta após ela ser aberta e o útero não ser encontrado.

Aviso

  • Gatas castradas podem aceitar um macho, portanto, não tome isso como um sinal de que ela não é castrada.

O que você precisa

  • Veterinário
  • Visão aguçada
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article