Por que meu gato castrado continua demarcando território do lado de fora?

Escrito por cheryl-anne jenkinson | Traduzido por andressa v. da nobrega
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Por que meu gato castrado continua demarcando território do lado de fora?
Mesmo gatos castrados demarcam território, às vezes (cat image by Darren Ager from Fotolia.com)

Mesmo após serem castrados, alguns gatos machos continuam demarcando território com sua urina do lado de fora -- ou até mesmo dentro de casa. Eles podem fazer isso o tempo inteiro ou intermitentemente, e o comportamento pode ter começado bem antes da castração ou ter aparecido subitamente após o procedimento. É importante compreender por que os gatos fazem isso e o que você pode fazer a respeito.

Outras pessoas estão lendo

Por que gatos castrados demarcam território?

Os gatos machos usam a urina para demarcar seu território; o comportamento é natural em gatos que não foram castrados. Se você não castrá-los até que atinjam a maturidade sexual, esse pode ser um hábito difícil de abandonar, especialmente em gatos que entrem em conflito com outros felinos da vizinhança. Entretanto, demarcar território o tempo inteiro pode ser um sinal de que ele se sente inseguro; talvez haja um gato novo no pedaço? Usar a urina para demarcar território -- em gatos castrados ou não -- é sempre um sinal de ansiedade. Todos os machos -- castrados ou não -- podem exibir o comportamento apesar dele ser menos comum nos castrados; apenas cerca de 10% dos gatos gatos castrados continuando a fazê-lo. Em casos raros, demarcar territórios do lado de fora pode ter como causa algum estresse dentro de casa.

Por que meu gato castrado continua demarcando território do lado de fora?
Gatos que vagueiam do lado de fora podem se sentir inseguros (the cat image by Andrzej Dziedzic from Fotolia.com)

Castrando-os no tempo certo

Gatos castrados antes da maturidade sexual têm menos probabilidade de demarcar território. O ideal é castrar um gato antes que ele atinja os seis meses de idade, apesar disso depender de sua saúde geral, tamanho e peso -- peça a opinião do veterinário sobre o tempo adequado para castrar seu gato. Alguns veterinários explicam que não se deve realizar o procedimento cedo demais, pois pode afetar o desenvolvimento do gato, mas pesquisas recentes da Fundação Winn Feline parecem refutar isso.

Por que meu gato castrado continua demarcando território do lado de fora?
Crie um espaço seguro para seu gato se exercitar (cat image by milemarsovac from Fotolia.com)

Como evitar a demarcação de território

Ainda que seu gato apenas demarque território do lado de fora, o comportamento é desagradável. Experimente manter o gato dentro de casa por um período curto de tempo, com uma caixinha de areia; gatos que vagam pela rua sentem-se sob constante ameaça territorial. Seu gato precisa reconhecer a casa como segura, portanto, o quanto menos ele encontrar os odores de outros felinos, melhor. Se você tem outros gatos que vão para a rua, diminua o tempo que passam fora, já que eles também estão trazendo o odor de gatos estranhos para dentro de casa. Crie uma área de exercícios segura que nenhum gato visitante tenha acesso, já que gatos de rua não se acostumam facilmente dentro de casa.

Por que meu gato castrado continua demarcando território do lado de fora?
Crie ambientes internos divertidos para seu gato (the cat image by Milena Kowalska from Fotolia.com)

Dicas de comportamento

Já que estresse dentro de casa pode levar ao hábito de demarcar território, torne o interior mais aconchegante e interessante, incluindo mais brinquedos, árvores de gato e locais para eles se esconderem. Mantenha o menor nível possível de barulho e de visitantes. Assegure que seu gato possa escapar para um lugar tranquilo quando chegarem pessoas novas. Evite grandes mudanças em casa, como reformas, até que o gato se sinta mais calmo. Dê ele muita atenção quando pedir, mas também tranquilidade quando ele precisar de um tempo sozinho.

Por que meu gato castrado continua demarcando território do lado de fora?
Produtos para melhores o comportamento podem evitar que os gatos castrados demarquem território (cat image by maxthewildcat from Fotolia.com)

Produtos úteis para melhorar o comportamento

Um produto útil para prevenir a demarcação de território é o difusor elétrico de odor felino, disponível em clínicas veterinárias; ao invés de difundir as essências florais comuns, esse tipo de produto espalha pela casa o aroma de um gato feliz, apenas perceptível aos narizes felinos. Esses produtos conseguem acalmar os gatos mais ansiosos. Coloque difusores em passagens pela casa e nos locais pelos quais o gato mais transita, para abafar odores conflitantes da vizinhança e para ajudar a relaxar o seu animal.

Advertência

Se você tiver dúvidas se seu gato castrado está apenas demarcando território -- por exemplo, se você acha que ele pode estar com algum problema urinário ou desenvolvendo hábitos estranhos -- leve-o ao veterinário para avariar se há problemas no trato urinário do animal. Eles são sérios em gatos, então você precisa agir rápido.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível