Por que meu gato fica pelos cantos da casa?

Escrito por alexis kunsak | Traduzido por bruno seixas
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Por que meu gato fica pelos cantos da casa?
O comportamento dos gatos pode ser misterioso (cat face image by Viktor Korpan from Fotolia.com)

Qualquer mudança súbita no comportamento do seu gato pode significar que algo quebrou a rotina dele, por exemplo, uma mudança na casa, um tipo diferente de comida ou um novo bichinho de estimação. Os gatos também podem se interessar pelos cantos da casa por motivos muito misteriosos. Alguns gostam de ouvir seus próprios sons ecoando pelas paredes ou dentro de uma banheira. Outros gostam de voltar a lugares da casa em que eles já pegaram algo, como uma aranha ou um inseto. Ao observar o comportamento do seu gato atentamente, é possível entender o que ele está fazendo pelos cantos e o porquê.

Outras pessoas estão lendo

Fora da caixinha de areia

É importante prestar atenção se o gato não está usando o canto da casa como caixinha de areia. Se estiverem chateados com alguma mudanças em suas vidas, eles costumam urinar pelos cantos da casa. Essa é uma maneira deles demonstrarem como estão chateados com a situação. A caixinha de areia deles deve ser acessível e estar regularmente limpa. Se houver um novo gato na casa, é possível que os outros se recusem a usar a mesma caixinha de areia. A urina é usada como um aviso para os outros gatos, e fica mais nítido quando no canto do que em um lugar aberto. Essa pode ser outra razão do seu gato estar pelos cantos da casa.

Estado de saúde

Se o gato estiver usando a casa como sua caixinha de areia, ou não estiver conseguindo controlar sua bexiga, é muito provável que seja algum problema de saúde e seja necessário levá-lo ao veterinário. A mesma coisa se ele parecer desinteressado em suas atividades diárias e ficar sentado num canto parecendo entediado ou desatento. É uma boa ideia procurar a data do ultimo check-up dele e ter certeza que foram examinados todos os problemas relacionados a sua idade, como diabetes e problemas nos rins e coração. Gatos mais velhos costumam ficar mais inertes, porém, uma mudança súbita pode apontar algum problema de saúde.

Sons

O gato pode se interessar pelo canto da casa de forma ativa também. Se ele estiver miando ou fazendo sons pelos cantos, ele pode estar tentando chamar sua atenção ou simplesmente pressentindo alguma coisa ali. Os gatos costumam gostar do som do próprio miado. Os mais velhos, com problemas de audição, costumam miar nos cantos da casa para amplificar o som do seu miado. É possível também que o gato esteja querendo a companhia de outro gato ou esteja simplesmente se divertindo sozinho.

Insetos

Se o gato estiver sentado no canto com seus olhos bem abertos e as orelhas erguidas, numa posição de alerta, é possível que ele esteja escutando os movimentos de outro animal. Podem ser aranhas, formigas ou até mariposas nas paredes ou no chão. Ele também pode estar escutando algo dentro da parede, como ratos, morcegos ou camundongos, mas isso é menos provável já que você também conseguiria ouvir algum barulho. Mesmo que não haja nenhum inseto ali, o seu gato pode se lembrar de já ter encontrado algum e assim continua a procurar outro no mesmo lugar.

Por que meu gato fica pelos cantos da casa?
Gatos têm sentidos aguçados e são bons caçadores (Cat looking in through house window image by Scott Latham from Fotolia.com)

Comportamento

Os gatos e todos os outros animais têm uma percepção diferente do mundo do que os humanos. Os cantos da casa podem chamar a atenção dos gatos por outros motivos. Alguns se interessam pelas sombras, criada por algo no teto ou pelos móveis no ambiente. Outros ficam olhando para um espaço vazio ou para parede por um bom tempo e, de repente, olham rapidamente para outro lugar. Os gatos também usam o seu cheiro para se comunicar, então, se ele estiver se esfregando pelos cantos, está simplesmente deixando seu cheiro. Na natureza, esse comportamento serve como um aviso para mostrar aos outros animais que ele vive por ali. Os gatos domésticos ainda seguem seus instintos passados.

Por que meu gato fica pelos cantos da casa?
Gatos acham alguns objetos mais interessantes do que outros (christmas cat image by Galyna Andrushko from Fotolia.com)

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível