Mais
×

Como fazer um gato parar com a sucção não nutritiva

Atualizado em 13 abril, 2018

Se o seu gato tentar mamar ou sugar objetos inanimados, tais como tecidos, cabelo, papelão ou plástico, ele sofre de sucção não nutritiva. Esse comportamento geralmente desenvolve-se da exposição a situações estressantes ou desmame precoce quando filhote. Certas raças orientais, tais como siamês ou birmanês, tendem a desenvolver essa condição mais que outros já que seu período de nutrição é mais longo que os outros tipos de gatos, de acordo com o site PetEducation.com. Reduza a ansiedade do seu gato e siga passos para parar a sucção não nutritiva dele para evitar a ingestão acidental de uma substância perigosa.

Instruções

O desmame precoce pode resultar em amamentação não nutritiva mais tarde na vida do gato (George Marks/Retrofile/Getty Images)
  1. Leve o seu gato no veterinário para uma revisão. Condições médicas, tais como anemia, tumores cerebrais e diabetes podem causar sucção não nutritiva, de acordo co o site Pet Place. Resolver a condição médica deveria eliminar esse comportamento indesejável.

  2. Mude a dieta do seu gato para uma ração rica em fibras e forneça grama de trigo ou cevada, junto com brinquedos para mastigar de cachorros. Alguns gatos que sugam ou lambem lã desejam mais volume em suas dietas, o que será fornecido pela grama de trigo e cevada.

  3. Enriqueça o ambiente do seu gato para evitar o tédio que pode levar à sucção não nutritiva. Dê a ele brinquedos com os quais brincar e árvores de gatos para escalar. Envolva-o em jogos interativos por períodos curtos de tempo durante o dia.

  4. Dê ao seu gato uma auxiliar calmante, tais como difusor de feromônio ou essências florais para diminuir o nível de estresse, especialmente após uma mudança ou introdução de outro animal de estimação. Os difusores de feromônios contêm ingredientes que imitam os químicos das glândulas odoríferas faciais do gato e os deixam mais relaxados. Coloque algumas gotas de essências florais na água do seu gato para reduzir naturalmente a ansiedade dele. Pulverize um feromônio calmante diretamente nas superfícies que ele tenta sugar para ajudar com esse comportamento. Compre esses itens em lojas de animais.

  5. Esguiche água no seu gato se ver que está fazendo a sucção não nutritiva. Isso deve ser feito imediatamente quando o animal está realizando o comportamento para formar a associação correta entre a punição e a sucção.

  6. Peça ao seu veterinário para prescrever uma medicação anti-obsessiva, como a clomiprimina, fluoxetina ou amitriptilina. Essas medicações podem funcionar com gatos que possuem uma compulsão para sugar ou lamber itens não alimentares que não responderam a outros métodos para lidar com esse comportamento. Pode-se não perceber melhora no comportamento do gato por três ou quatro meses.

Dicas

  • Jogue fora quaisquer itens que o seu gato goste de sugar ou lamber para tentar lidar com o comportamento e evitar ingestões acidentais.
  • Borrife um spray especial contra mastigação de animais de estimação que tenha gosto amargo nos itens que ele costuma sugar. Eles podem ser encontrados em lojas de animais.
  • Passe um dvd feito especialmente para gatos durante o dia para manter a atenção dele e evitar o tédio. Estes dvds mostram cenas interessantes para gatos, tais como a vida selvagem ou peixes.

Aviso

  • Se o seu gatos mostrar apetite reduzido ou parecer letárgico, pode ter ingerido acidentalmente o material que ele gosta de sugar. Leve-o para o veterinário para tratamento imediato.

O que você precisa

  • Ração de gato rica em fibra
  • Grama de trigo ou cevada
  • Brinquedos para mastigar
  • Brinquedos de gato
  • Árvores de gatos
  • Difusor de feromônio
  • Spray de feromônio
  • Essências de flores calmantes
  • Garrafa spray
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article