×
Loading ...

O que é um geodo?

Um geodo é uma rocha com uma surpresa especial em seu interior. Em seu exterior, um geodo parece uma rocha arredondada sem graça, sem nada que chame a atenção. Quando ela é aberta, contudo, revela um centro cheio de cristais coloridos. "Geo" significa terra, e essas incríveis rochas são normalmente redondas como um planeta.

Corte seccional de um geodo (© Elenathewise - Fotolia.com)

Criação

Os geodos são criados quando bolsões de ar se formam em rocha vulcânica quente. Com o passar do tempo, os cristais vão formando-se gradualmente à medida que água se infiltra e vaza no bolsão de ar. Os minerais contidos na água se depositam na rocha e se acumulam gradualmente para criar os cristais.

Loading...

Tipos

A forma como os cristais se formam e quantos são formados diferem de geodo para geodo. Às vezes os cristais são lisos e preenchem o espaço central completamente. Outras vezes, os cristais são pontudos e ásperos, e apenas uma porção do espaço central é coberta por eles.

Geografia

Os cristais de geodo têm aparência diferente dependendo do local onde se formaram. As cores dos cristais são majoritariamente determinadas pelos tipos de minerais presentes na água que se infiltra nos bolsões de ar. Alguns dos geodos mais impressionantes são encontrados na América do Sul. Esses geodos têm cristais roxo-escuros no centro e são chamados de geodos de ametista.

O maior geodo

Um geodo enorme foi descoberto em 1999 na Espanha. Ele tinha 8 m de comprimento. Os cristais em seu interior são brancos e alguns chegam a um metro de comprimento. A hipótese é de que os cristais se formaram milhões de anos atrás quando boa parte do Mar Mediterrâneo evaporou e deixou sal no bolsão de ar do geodo, o que acabou tornando-se cristais.

Utilizações

Os geodos brilhantes frequentemente podem ser vendidos por grandes somas de dinheiro. Entretanto, os menores são achados menos significativos e podem servir como belos pesos de papel ou bibelôs interessantes em uma estante.

Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...