×
Loading ...

Como as girafas se reproduzem

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

As girafas não têm uma temporada específica para a reprodução. As fêmeas entram no cio a cada duas semanas durante todo o ano. Quando essa fase começa, ela excreta feromônios que avisam aos machos que ela está pronta para se acasalar. Os machos vagam por aí procurando fêmeas no cio com quem se acasalar.

Encontrando um parceiro

Quando um macho encontra uma girafa fêmea no cio, ele cutuca a parte traseira dela com o nariz para encorajá-la a liberar urina. Quando isso acontece, o macho prova o líquido para ver se ela está mesmo no cio e pronta para se acasalar. A fêmea liberará uma maior quantidade de urina para um macho em particular que ela goste. Quando ele determina que ela está pronta para se acasalar, segue-a até que ela decida que é a hora. Ocasionalmente, ele tentará montar sobre ela para tentar se acasalar. Se ela ainda não tiver decidido que quer se reproduzir, caminhará casualmente para longe dele para que o acasalamento não ocorra. O macho pode segui-la e tentar montá-la repetidamente por horas ou dias. A fêmea o ignora até que decida se acasalar com ele. Às vezes, ela nunca acasala com ele e, em vez disso, escolhe um outro companheiro. Se ela vir um macho com quem quer se acasalar, geralmente vai até ele e esfrega o pescoço no dele. As fêmeas geralmente escolhem o macho mais dominante disponível. O motivo mais provável para isso é estabelecer uma genética forte em seus filhotes.

Loading...

Acasalamento

Quando uma girafa fêmea decide permitir que o macho acasale com ela, ela para de andar e fica parada até que ele a monte. O macho monta sobre ela por trás e o acasalamento ocorre. O processo é bem rápido e raramente observado por humanos.

Gestação

Se a fêmea ficar prenha, a gestação durará aproximadamente 14 meses e meio. Ela dá a luz ao filhote de pé. Como as girafas são altas, a primeira experiência do filhote é uma queda até o chão após deixar o útero da mãe. Ele rapidamente se recuperará da queda e já estará de pé e caminhando dentro de uma hora. Depois do acasalamento, o macho vai embora e a fêmea cria o filhote sem ele.

Loading...

Recursos

Loading ...
Loading ...