O que é o Gnu Africano?

Escrito por jenny e | Traduzido por ronaldo moretti
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
 O que é o Gnu Africano?
Os gnus africanos são espécies de antílopes da África (Photos.com/Photos.com/Getty Images)

O Gnu é uma espécie de antílope. O nome "Gnu" é derivado de "gnou'", nome dado a eles pelos Khoikkoi, uma tribo sul-africana com filiações próximas aos bosquímanos da África do Sul. O gnu africano é dividido em duas espécies distintas: os gnus pretos e os azuis. O gnu azul é ainda dividido em cinco subespécies, ao contrário dos gnus pretos, que não tem nenhuma subespécie.

Outras pessoas estão lendo

Descrição

O gnu é um grande antílope. É um artiodáctilo, o que significa que possui as patas anguladas. Eles possuem dimorfismo sexual, um fenômeno natural, onde os dois sexos de uma espécie exibem características físicas diferentes. Os machos geralmente têm uma cor mais escura do que as fêmeas. O gnu também tem grandes chifres que se estendem para fora e, em seguida, curvam-se de volta para dentro em direção à cabeça do antílope. Os machos são maiores que as fêmeas e seus chifres também são maiores do que os das fêmeas. Os chifres das fêmeas possuem aproximadamente metade do tamanho do que os dos machos.

Diferença entre o gnu azul e preto

A principal diferença entre o gnu azul e preto é o seu tamanho. Os gnus pretos são menores que os gnus azuis. Os chifres dos gnus azuis também tem curva diferente do que os do gnus pretos. A curva dos chifres dos gnus azuis é para fora, depois para dentro e para cima. Os chifres dos gnus pretos curvam-se para fora em direção à frente antes de curvar-se para trás em direção a cabeça do animal. Além disso, a cauda de gnus pretos é branca, enquanto a cauda dos gnus azuis é preta.

Reprodução

Gnus machos muitas vezes disputam as fêmeas durante a época de acasalamento. Os machos geralmente lutam pela fêmeas usando seus chifres grandes como armas. Atacam outros machos em combate e ferem-se com seus chifres durante os confrontos. A época de acasalamento normalmente ocorre dentro de um período de quatro semanas que geralmente começa no final da estação chuvosa. Os machos atingem a maturidade sexual aos quatro anos, enquanto as fêmeas atingem a maturidade sexual aos três anos. Uma única fêmea pode acasalar com vários machos durante a época de acasalamento. O período de gestação dos gnus normalmente dura um pouco mais de oito meses e as fêmeas geralmente dão à luz um único bezerro.

Comportamento

O gnu africano é extremamente ágil e ativo, o que é necessário pois eles constantemente escapam de predadores que contam com a velocidade para pegá-los quando estão distraídos. Os predadores também podem tentar isolar um único antílope do rebanho para atacá-lo. Mesmo gnus africanos recém-nascidos são capazes de ficar em pé e acompanhar o resto do rebanho menos de 15 minutos após o nascimento. Além disso, os gnus africanos preferem pastar nas manhãs e fins de tarde, a menos que percebam uma ameaça. Eles geralmente descansam quando o sol está alto, no período na tarde.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível