Insetos que parecem abelhas

Escrito por ho-diep dinh | Traduzido por aline nunes
Insetos que parecem abelhas
Alguns insetos imitam as abelhas para evitar confrontos com os inimigos (Brand X Pictures/Brand X Pictures/Getty Images)

Experiências anteriores ou instinto avisa a animais, incluindo seres humanos, que confrontos com zumbido, insetos com linhas marrons geralmente acabam em dor aguda e reações adversas a veneno. Na natureza, as abelhas não têm muitos predadores ou inimigos, porque elas dão picadas dolorosas quando manuseadas. Alguns insetos usam esse conhecimento a seu favor, com a evolução selecionando criaturas com aparência semelhante à temida abelha. Uma observação mais detalhada dessas imitações de abelha revela que elas não possuem algumas características apícolas, como antenas dobradas, dois pares de asas, uma língua extensa e estruturas sobre as pernas traseiras projetadas para coletar pólen. Muitas abelhas impostoras não compartilham das defesas da abelha, apenas a sua aparência, um fenômeno chamado mimetismo batesiano.

Mosca-abelha

A mosca-abelha tem um corpo cascudo como uma abelha, com um apêndice parecido com um ferrão ligado à sua boca. A mosca-abelha não faz mal aos animais, o temível apêndice é, na verdade, o probóscide da mosca, um órgão parecido com uma língua usado para adquirir o néctar das flores semelhantes às mariposas ou borboletas. O inseto também produz o zumbido característico das abelhas e ao passar na frente de uma flor se anima com o néctar. Ao contrário das abelhas, a mosca-abelha pode se equilibrar numa flor, com suas pernas finas.

Cigarra assassina

Com um corpo de marrom com faixas de amarelo e preto, a cigarra assassina parece uma enorme abelha. As cigarras assassinas constituem uma das maiores espécies de vespas, medindo um comprimento de 3,8 cm. Ao contrário das abelhas, a cigarra assassina, como todas as outras espécies de vespas, possuem cinturas finas e pouco pelo corporal. Embora os machos desenvolvam um comportamento agressivo com mais frequência do que as fêmeas, apenas elas podem picar.

Sesiidae

Sesiidae são mariposas com corpos atarracados com toques de laranja e amarelo. Esses insetos possuem dois conjuntos de asas: um conjunto castanho de asas anteriores escamosas e outro conjunto de asas traseiras claras. Sesiidae põem seus ovos nas partes lenhosas das árvores, como tronco ou ramos. Uma vez que as formas jovens, ou lagartas, emergem de seus ovos, elas se alimentam da madeira. Com uma grande infestação, as árvores produzem folhas amarelas ou murchas e podem morrer.

Mosca-das-flores

Sirfídeos, ou moscas-das-flores, exibem faixas marrom-douradas típica de imitação de abelhas. Como as abelhas, essas espécies de moscas voam em torno flores para coletar néctar e, em seguida, levam o pólen para fertilizar outras flores. Ao contrário de abelhas, no entanto, a mosca-das-flores também voa para trás e parece flutuar por longos períodos de tempo num só lugar. As formas larvares beneficiam a agricultura através da alimentação de pulgões ou outras pragas. Moscas-das-flores não ferroam e sua cor não impede sua predação por criaturas como vespas, aranhas e aves.

Insetos que parecem abelhas
A mosca-das-flores prefere o mesmo tipo de alimento que a abelha (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)

Asilidae

Existem mais de 7.000 espécies de Asilidae na Terra, cerca de 1.000 ocorrem apenas nos Estados Unidos sozinho. Algumas espécies imitam o corpo da mamangava, atarracado, com abdômen apresentando, alternadamente, linhas marrom e preta. Ironicamente, um dos alimentos favoritos da Asilidae é a abelha, por isso, o inseto camuflado pode voar sem ser percebido e atacar uma abelha. A mosca então injeta na sua vítima substâncias que paralisam e digerem sua presa por dentro. O inseto então reboca sua refeição para uma área calma para sorver o conteúdo liquefeito.

Vespas Vespula

Vespas do gênero Vespula vivem como grupos em ninhos, como as abelhas. Essas vespas têm listras como abelhas, mas elas são amarelas em vez de douradas. Essas vespas se mostram mais agressivas que as abelhas, muitas vezes intolerantes à proximidade dos seres humanos e outros animais a seus ninhos. Essas vespas apresentam maior risco para os seres humanos, porque a alimentação humana atrai os insetos para casas e as atividades humanas, além disso, esses insetos, ao contrário das abelhas, podem ferroar repetidamente sem morrer. Essa e outras espécies de vespas exibem mimetismo de Müller, em que duas criaturas diferentes se assemelham na aparência e medidas defensivas.

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível