×
Loading ...

Como usar um grampeador pneumático

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

Um grampeador pneumático é uma ferramenta de ar comprimido projetada para tarefas específicas, e por vezes exigentes, que necessitam de grampeamento repetitivo, como a montagem de dobradiças de portas, alinhavar tábuas de encaixe ou reparos de estofados. Os grampos para uma pistola pneumática são feitos especificamente para a ferramenta. Grampeadores pneumáticos estão disponíveis em diferentes tipos, dependendo do que está sendo grampeado, pois eles variam de modelos leves e reduzidos, até os pesados e de alto padrão. Seja qual for o uso, é importante seguir alguns passos de modo a garantir o manuseio adequado da ferramenta para a sua segurança e daqueles ao seu redor.

Instruções

Os grampeadores pneumáticos são muito diferentes daqueles de escritório (Office stapler image by Steve Johnson from Fotolia.com)
  1. Coloque seus óculos de segurança e verifique se eles estão corretamente posicionados. Insira os tampões nos ouvidos de acordo com suas instruções.

    Loading...
  2. Inspecione o grampeador antes de conectá-lo ao suprimento de ar. Verifique todos os mecanismos de segurança e aperte todos os parafusos e tampas dos cilindros no grampeador. Da mesma forma, verifique o compressor de ar para garantir que sua pressão e alimentação estejam em níveis adequados para o grampeador como indicado pelo seu fabricante.

  3. Carregue o cartucho de grampos recomendados pelo fabricante no grampeador. Cada grampeador é projetado para ser usado com um tipo de grampo, apesar de diferentes comprimentos estarem geralmente disponíveis.

  4. Ligue o compressor de ar, e quando ele parar, verifique se o regulador mostra a pressão adequada para o grampeador e o comprimento de grampos que você utilizará. Conecte o grampeador de forma segura e correta na mangueira de alimentação de ar com o acoplador de mangueira.

  5. Teste o grampeador em um pedaço de sucata que seja do mesmo material a ser grampeado. Ajuste o regulador para cima ou para baixo para encontrar a pressão exata que impulsiona seu grampo corretamente na peça de teste. Alinhe do nariz do grampeador até o ponto que você quer que seja grampeado. Segure a ferramenta com firmeza no lugar contra a peça e pressione o gatilho. Verifique se o grampo foi posto corretamente. Repita conforme necessário até que sua tarefa seja concluída.

Loading...

Dicas

  • Quando não estiver em uso, desconecte o grampeador da mangueira de ar e desligue o compresso. Se você não for usar o compressor em breve, retire o ar do tanque.

Aviso

  • Não aponte a ferramenta para si mesmo ou qualquer outra pessoa, esteja ela carregada ou não. Nunca aperte o gatilho a menos que o nariz do grampeador esteja dirigido a uma superfície de trabalho segura e você esteja pronto para grampear. Se houver necessidade de ajustar o grampeador ou limpar um congestionamento, desligue-o da fonte de ar. Mantenha o apoio e o equilíbrio adequado em todos os momentos durante o manuseio do grampeador. Verifique se a sua mangueira de ar é suficientemente longa para permitir a utilização fácil e livre do grampeador. Se não, adquira uma mangueira extra ou mova o compressor e a peça de trabalho para mais perto. Nunca puxe ou arranque a mangueira de alimentação de ar. Nunca levante ou segure o grampeador pelo engate da mangueira. Ele pode desprender e soltar o grampeador.

O que você precisa

  • Óculos de proteção ou escudo para o rosto
  • Tampões de ouvido
  • Grampeador pneumático
  • Grampos para grampeador pneumático
  • Compressor de ar, regulador e mangueira

Referências

Loading ...
Loading ...