Como usar grãos secos sem deixá-los de molho de um dia para o outro

Escrito por kat black | Traduzido por marina pastore
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Como usar grãos secos sem deixá-los de molho de um dia para o outro
Você pode usar grãos secos facilmente, mesmo se esquecer de deixá-los de molho de um dia para o outro (Ryan McVay/Digital Vision/Getty Images)

Para vegetarianos e indivíduos que vivem com um orçamento apertado, grãos são uma fonte ideal de proteína. Usar grãos secos, ao invés dos em lata, acrescenta sabor ao mesmo tempo em que reduz a quantidade de sódio e o custo. Familiarizar-se com os métodos básicos de cozinhar grãos secos abre um grande leque de receitas, porque estes legumes são amplamente intercambiáveis. Os métodos de cozimento são os mesmos, mas o sabor é completamente diferente. Há três jeitos básicos de preparar grãos secos sem antes deixá-los de molho de um dia para o outro.

Nível de dificuldade:
Fácil

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O que você precisa?

  • Peneira
  • 450 g de grãos secos
  • Água
  • Panela grande com tampa
  • Sal

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Instruções

  1. 1

    Coloque seus grãos secos na peneira. Lave-os com água fria e retire quaisquer grãos que estejam descoloridos ou divididos. Coloque-os na panela e acrescente água. O nível da água deve ficar 5 cm acima dos grãos. Coloque a panela no fogo e deixe que a água ferva. Ferva-os por dois minutos. Desligue o fogo, cubra a panela e deixe os grãos de molho. Depois de duas horas, escorra-os. Acrescente mais água e ferva novamente. Reduza o calor para que os feijões cozinhem. Cheque-os depois de 10 minutos. Quando eles começarem a ficar macios, acrescente uma pitada de sal. Dependendo do tipo de grãos, pode levar de 10 a 30 minutos para que eles terminem de cozinhar.

  2. 2

    Lave e escolha seus grãos secos. Coloque-os numa panela e acrescente água suficiente para cobri-los por pelo menos 5 cm. Ponha a panela no fogo e ferva a água. Reduza o calor e deixe que os grãos cozinhem. Mexa-os a cada 10 minutos. Quando os grãos ficarem levemente tenros, acrescente uma pitada de sal. O tempo de cozimento varia dependendo do tipo de grão. Lentilhas levam aproximadamente 20 minutos, enquanto grão de bico leva de três a quatro horas.

  3. 3

    Preaqueça o fogo a 120 graus Celsius. Lave e escolha seus grãos secos. Coloque-os numa panela que possa ir ao forno e acrescente água suficiente para cobri-los por pelo menos 5 cm. Ferva a água. Tampe a panela e coloque-a no forno. Depois de 45 minutos, mexa os grãos e experimente-os. Se estiverem levemente macios, acrescente sal. Se ainda estiverem duros, verifique-os a cada cinco minutos, acrescentando sal quando ficarem macios. A maior parte dos grãos estará completamente cozida depois de 75 minutos.

Dicas & Advertências

  • Não acrescente sal até que os grãos tenham quase acabado de cozinhar. Colocar o sal cedo demais pode fazer com que os grãos se quebrem e adquiram uma textura arenosa.
  • Se você tende a sofrer de gases quando come feijões, use o primeiro método de cozimento. Escorrer os grãos depois que eles ficaram de molho brevemente torna-os mais fáceis de digerir.
  • Fique de olho no nível da água enquanto seus grãos estiverem cozinhando. Acrescente mais água se necessário.

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