O habitat da medusa-da-lua

Escrito por simon fuller | Traduzido por antônio melo
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
O habitat da medusa-da-lua
Exuberantes, as medusas-da-lua são perigosas para nadadores e banhistas (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)

O nome "medusa-da-lua" refere-se a uma espécie diferenciada, a Aurelia aurita, também sendo utilizado de modo mais comum como um termo para um gênero inteiro de água-viva bastante similar, a Aurelia. A medusa-da-lua, às vezes, também conhecida como água-viva comum e água-viva pires, são famosas por sua capacidade de prosperar em vários habitats marinhos, apesar das diferenças na salinidade e temperatura desses ambientes. Como resultado, elas são encontradas em mares de todo o mundo.

Outras pessoas estão lendo

Países e Oceanos

As medusas-da-lua são encontradas em todo o mundo, inclusive nos oceanos Pacífico, Índico e Atlântico. No entanto, conforme relatado pelo site da BBC, essas medusas são mais comuns nas águas próximas do continente norte-americano e em águas europeias. Ela e as outras espécies quase idênticas do gênero Aurelia estão presentes em quase todos os oceanos da Terra.

Tipos de ambiente

A medusa-da-lua geralmente prefere habitar as águas costeiras, vivendo tanto na costa quanto em mar aberto. Isso significa que elas são encontradas em ambientes como baías costeiras e estuários e os seres humanos podem muito bem encontrá-las boiando nas praias e nos portos. A razão pela qual elas migram para as águas costeiras, diferentemente das que habitam áreas mais profundas do oceano, é que elas precisam de áreas rasas para os seus filhotes possam sobreviver. Elas também são fracas nadadoras e, portanto, tendem a ser encontradas no litoral, arrastadas pela maré.

Temperaturas

A medusa-da-lua pode sobreviver ao longo de toda uma gama de temperaturas da água. Essas águas-vivas preferem águas entre 8 e 18°C, mas prosperarão em águas muito frias, incluindo aquelas com uma temperatura abaixo de -6°C. Nas partes mais quentes do mundo, como nos trópicos, elas também são encontradas em água com temperaturas de até 30°C.

Salinidade

A salinidade da água é quão salgada ela é, e é medida na escala de salinidade prática, ou PSS. Tal como acontece com a temperatura, as medusas-da-lua são adeptas a prosperar em uma variedade de áreas de diferentes graus de salinidade. Por exemplo, embora o ambiente preferido delas tenha uma salinidade de 23 PPS ou mais, essas medusas podem sobreviver em áreas onde a salinidade é tão baixa quanto 3 PPS. A salinidade, no entanto, afeta o corpo da água-viva; viver em um ambiente de baixa salinidade reduzirá a curvatura do sino da medusa-da-lua; em outras palavras, a forma de seu corpo.

Perigo para banhistas

Por elas terem uma tendência de boiar em orlas costeira em grandes números, as medusas-da-lua são frequentemente encontradas pelos seres humanos em praias ou nadando em águas rasas. Elas podem ser perigosas, pois seus tentáculos são armados com células de ferrão venenoso. Esse veneno não é fatal para os seres humanos, mas pode causar dor e desconforto.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível