Passatempos

Como harmonizar melodias

Escrito por lars tramilton | Traduzido por thiago albuquerque
Como harmonizar melodias

Músicas harmônicas

fun melody image by Fantasista from Fotolia.com

Saber como harmonizar melodias é uma habilidade fundamental na composição ou para arranjos musicais. Se quiser harmonizar a melodia vocal em uma canção pop ou a melodia em um solo de guitarra de rock, os princípios básicos da harmonização são os mesmos. Conhecendo o tom da melodia, a harmonização é um processo fácil. Harmonizar as melodias dá arranjo a músicas e adiciona intensidade para partes específicas.

Nível de Dificuldade:
Moderada

Outras pessoas estão lendo

O que você precisa?

  • Papel para anotações
  • Papel de partitura

Lista completaMinimizar

Instruções

    Seção 1

  1. 1
    Música romântica

    melodie image by Angelika Bentin from Fotolia.com

    Identifique o tom da melodia. Não é necessário ter um conhecimento musical profundo para harmonizar uma melodia, mas o mínimo que precisará saber é o tom da melodia, para então introduzir a harmonia adequada.

  2. 2
    Notas

    Melody image by Ilija Mitrevski from Fotolia.com

    Escreva as notas da melodia, em papel de partitura, mas se não souber fazê-lo, escreva as letras correspondentes as notas em uma folha comum.

  3. 3
    Notas ao vento

    a melody of sky image by Lucy Cherniak from Fotolia.com

    Escreva as notas da escala. Depois de determinar o tom da melodia, escreva as notas dos graus da escala. Exemplo, se o tom da melodia for C, escreva: C, D, E, F, G, A, B.

  4. 4
    Harmonize

    guitar guitarist music musical instrument image by david hughes from Fotolia.com

    Inicie a primeira nota da melodia e conte três notas acima. A harmonia mais comum é chamada de ''terceira''. Harmonize cada nota na melodia em terceira. Por exemplo, se a primeira nota for C, harmonize com a nota E. Se a primeira nota for F, harmonize com A. Para as notas A e B, simplesmente comece a contar novamente da esquerda, depois que ficar sem notas. Isso significa que a A tem harmonia com C e B, com D.

  5. 5
    Toque melhor

    Melodies of the Attractive Grace “simple” image by Heaven from Fotolia.com

    Harmonize as notas restantes da melodia em terceira. Siga o exemplo usado na seção 4 até que todas as notas estejam harmonizadas.

  6. 6
    Notas bem tocadas

    guitar guitarist music musical instrument image by david hughes from Fotolia.com

    Experimente. Depois de ter harmonizado a melodia em terços,  altere a harmonização ao seu gosto. Embora terços sejam a harmonia mais comum utilizada na música popular, é possível harmonizar com qualquer intervalo que prefira, enquanto a nota cair dentro do tom. Tente substituir algumas das notas harmonizadas com uma quarta ou quinta em vez de um terceiro. Harmonizar com quartos, quintos e sextos é o mais comum. Basta usar o mesmo método aprendido na seção 4, mas uma quantidade diferente de notas serão contadas. Para um quarto, conte até quatro notas. Para um quinto, conte até cinco notas.

Dicas & Advertências

  • Ouça músicas com harmonias que goste e tente desconstruir a harmonização. Examine se a harmonia usou somente terços ou uma combinação de terços e outros intervalos como quartos ou quintos.
  • Todos os exemplos mencionados utilizaram contagem como o método de harmonização de melodias, pois essa é a técnica mais comum encontrada na música popular. Isso ocorre porque a maioria das harmonias é escrita mais alta do que a melodia original. Harmonizar para baixo pode interferir e turvar a linha da melodia original, fazendo o ouvinte não tem certeza de qual melodia destina-se a ser o verdadeiro foco da canção.

Mais galerias de fotos

Comentários

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível

Direitos autorais © 1999-2014 Demand Media, Inc.

O uso deste site constitui plena aceitação dos Termos de Uso e Política de privacidade de eHow. Ad Choices pt-BR

Demand Media