Mais
×

As hepatites B e C são causadas por bactérias ou vírus?

Atualizado em 17 abril, 2017

A hepatite é uma doença do fígado que possui três variações: a hepatite A ou HAV; hepatite B ou HBV; e Hepatite C ou HCV. A letra "V" nos três tipos significa "Vírus". HBV e HCV são contraídas através da transfusão de sangue a partir de um indivíduo infectado para uma pessoa não infectada. Seus sintomas e gravidade variam.

A hepatite B e C são causadas muitas vezes pela partilha de agulhas por usuários de drogas intravenosas infectados (Image by Flickr.com, courtesy of Steven Depolo)

Bactérias vs. vírus

Diferente das bactérias, os vírus não respondem aos antibióticos. Se o corpo não pode eliminá-los por conta própria com ajuda de líquidos, repouso e alimentação saudável, podem ser indicadas as quimioterapias com interferons e Ribavirina, no caso de hepatite C, por exemplo.

HAV e HBV

As hepatites dos tipos A e B diferem do tipo C, pois normalmente são doenças de curta duração que o corpo é capaz de superar. A hepatite A é transmitida pela água ou comida contaminada, enquanto o vírus da hepatite B é transmitido através da transferência de sangue e fluidos corporais.

HCV

A hepatite C também é transmitida através do contato sanguíneo, mas diferente da hepatite B, geralmente não apresenta sintomas e pode passar despercebida por muitos anos. A hepatite C, quando não tratada, muitas vezes leva ao aparecimento de cirrose e câncer do fígado, principalmente quando combinada com abuso de álcool ou drogas.

Contato sanguíneo

Tanto a hepatite B quanto a C podem ser contraídas através do contato sanguíneo com uma pessoa infectada, através do compartilhamento de agulhas ou perfurações acidentais (principalmente em profissionais de saúde), ou em transfusões sanguíneas, quando não é feita a triagem adequada do sangue. Ambos os vírus HBV e HCV podem ser transmitidos da mãe para o feto, porém as chances de isso ocorrer com o vírus da hepatite C são mais baixas.

Contato sexual

Assim como a hepatite C, a hepatite B pode ser contraída através de relações sexuais com uma pessoa infectada. Porém, essa é uma forma menos comum de transmissão do HCV.

Vacinas

É possível se vacinar tanto para hepatite A quanto para hepatite B, mas no momento, não existem vacinas para o tipo C.

Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article