O que é a hierarquia da redação?

Escrito por m. skylar ezell Google | Traduzido por carina martins
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O que é a hierarquia da redação?
Apenas uma pessoa pode gritar "Parem as máquinas!" (printing house image by Izaokas Sapiro from Fotolia.com)

A hierarquia da redação é a maneira pela qual uma operação jornalística é organizada. A complexidade da hierarquia varia de acordo com o tamanho da entidade. Um jornal semanal muito pequeno pode ter um organograma de apenas duas pessoas, um editor e um repórter. Uma organização muito grande pode ter vários níveis de editores e repórteres.

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Alto gerenciamento em jormais

No topo do organograma fica o editor-chefe, de acordo com JProf, um guia online para instrutores de jornalismo. A sua tarefa é estabelecer a política editorial e supervisionar o orçamento da redação. Em muitos casos, ele é membro do conselho editorial. Abaixo dele fica o editor-executivo, responsável pelas operações do dia a dia da redação. O editor-executivo é responsável por garantir que os prazos sejam cumpridos e muitas vezes decide, ao lado de outros gerentes, quais matérias estarão na primeira página. Vários outros editores reportam-se a ele, incluindo o chefe de redação, o chefe da arte e editores de seções, como o de economia, o de cotidiano, o de esportes e o de fotografia.

Gerenciamento intermediário em jornais

Vários editores podem se reportar ao editor-executivo, incluindo o chefe de redação e o chefe da arte; e editores de seções, como de economia, de cotidiano, de esportes e de fotografia. Cada editor de seção pode ter um sub-editor ou editor-assistente. Abaixo dos editores de seção ficam os repórteres. Os fotógrafos se reportam ao editor de fotografia. Os diagramadores, que organizam o leiaute visual do jornal, manchetes e fotografia, se reportam ao chefe da arte. Repórteres se reportam ao editor ou editor-assistente de suas áreas. Os revisores leem as matérias para aprovar sua gramática, precisão e estilo. Eles também podem escrever títulos.

Redação de TV

As redações de TV diferem um pouco em seu organograma. No topo, está o diretor de redação, cuja ocupação se assemelha à do editor-executivo em um jornal, no sentido em que ele administra as operações do dia-a-dia, de acordo com um sistema nacional ou internacional. Em alguns casos, um âncora bem conhecido pode estar acima do diretor de redação e opinar de maneira significativa na apresentação das notícias. O diretor de redação pode ter um assistente. Reportando-se ao diretor de redação estão os âncoras ou produtores-executivos, que gerenciam a produção de conteúdo e dão orientação para o desenvolvimento das matérias. Os produtores agendam sinais de satélite e administram a duração do programa. Eles se reportam ao produtor executivo ou ao âncora. Pauteiros, que também podem se reportar ao âncora ou produtor-executivo, distribuem matérias para os repórteres, baseados em fontes, itens em agências de notícias ou transmissões dos concorrentes. Além dos repórteres, há editores de vídeo e cinegrafistas. Erica Gormley, em "Writing and Producing the News" (Escrevendo e produzindo as notícias, em tradução livre), apresenta um organograma em que editores de vídeo e cinegrafistas se reportam ao diretor de imagens. Uma tendência recente, possibilitada por câmeras menores e tecnologia móvel mais confiável, é o desenvolvimento do "repórter-abelha", que filma, edita e escreve as próprias reportagens.

Internet

O papel das operações online difere de redação para redação, refletindo, talvez, a natureza recente da área. Em alguns casos, as operações de internet são totalmente separadas da redação. Elas têm acesso ao conteúdo jornalístico, mas interferem pouco em seu desenvolvimento. Em outros casos, as operações online são profundamente entrelaçadas com a redação central e podem participar da seleção e alocação de recursos. Equipes de internet reportam-se ao editor-executivo ou ao editor do jornal. Em redações de TV, a equipe de internet pode reportar-se ao chefe de redação. Em algumas operações jornalísticas, a redação de internet é uma unidade de negócios completamente separada.

Gerentes externos à redação

Nos jornais, o editor-chefe se reporta ao "publisher", ou editor, propriamente dito, que supervisiona as operações de negócios do jornal. Ele geralmente tem participação em editoriais opinativos, mas não é considerado um membro da redação. De maneira similar, o diretor de marketing nos dois tipos de empresas jornalísticas não faz parte da redação.

Mudanças na hierarquia da redação

Como resultado da intensa pressão da internet, algumas redações reformataram sua hierarquia. Em alguns casos, isso é feito para diminuir o número de camadas de gerenciamento.

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