A história da Adidas

Escrito por hazel morgan | Traduzido por guilherme rocha
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
A história da Adidas
Empresa foi pioneira na fabricação de calçados esportivos (Winslow Townson/Getty Images Sport/Getty Images)

A Adidas, empresa alemã com raízes em Herzogenaurach, próxima à cidade de Nuremberg, é um exemplo de história de sucesso. O trabalho dos irmãos Adi e Rudi Dassler, na Fábrica de Calçados Irmãos Dassler, tinha o objetivo de criar os melhores calçados para cada esporte, e a companhia foi pioneira em se associar a atletas para ações de marketing e para conhecer suas opiniões. Após a Segunda Guerra Mundial, os irmãos se separaram e Adi criou a Adidas.

Outras pessoas estão lendo

O início

Em 1920, então com 20 anos, Adolf Dassler criou seu primeiro calçado de lona, para corridas. Seu irmão Rudolf começou a trabalhar com ele em 1924; a Fábrica de Calçados Irmãos Dassler em Herzogenaurach, na Alemanha, desenvolveu a primeira chuteira e a primeira sapatilha de atletismo com tachas e travas. Os calçados Dassler estrearam nas Olimpíadas de 1928, em Amsterdã, e estiveram presentes em todos os Jogos Olímpicos desde então

A história da Adidas
Medalha das Olimpíadas de 1928 (Oli Scarff/Getty Images News/Getty Images)

Segunda Guerra Mundial

Nas Olimpíadas de 1936, em Berlim, Jesse Owens ganhou quatro medalhas de ouro usando os calçados dos Dassler. No ano seguinte, a fábrica já produzia 30 calçados diferentes para 11 modalidades esportivas, com quase cem empregados. Hitler cooptou as fábricas para seu esforço de guerra; e desta forma, a fábrica passou a produzir mísseis para tanques. Após a guerra, os norte-americanos, então ocupando a Alemanha, estavam entre os principais clientes dos Dassler.

A história da Adidas
Jesse Owens, herói dos Jogos Olímpicos de 1936 (Getty Images/Getty Images Sport/Getty Images)

Adidas

Em 1947, Rudi deixou de trabalhar com Adolf para criar a Puma. Em 1948, Adi criou a Adidas, a partir de seu próprio nome, e em 1949 apresentou a logo das "Três Listras", e criou a Adidas AG em agosto de 1949. Com a ajuda das chuteiras da empresa, posteriormente chamadas de "Campeã Mundial", a Alemanha conquistou a Copa do Mundo de 1954. Presente nos principais eventos esportivos mundiais, a Adidas foi uma das primeiras a usar atletas na promoção da marca.

A história da Adidas
Camisa usada pela seleção da Alemanha Ocidental, campeã do mundo em 1954 (Daniel Berehulak/Getty Images News/Getty Images)

Supremacia

A Adidas produziu bolsas em 1952 e material esportivo a partir da década de 1960. Sua primeira bola de futebol foi lançada no mercado em 1963. Dick Fosbury ganhou medalha de ouro em salto em altura nas Olimpíadas do México, em 1968, com seu famoso "Salto Fosbury", e usando calçados adidas. Muhammad Ali e Joe Frazier foram os protagonistas da "Luta do Século", em 1971, ambos usando sapatilhas Adidas. Adi Dassler morreu em 1978 e seu filho Horst, com a nora Käthe, assumiram o negócio. Horst, que mudaria a sede da empresa para a França, morreu em 1987, aos 51 anos.

A história da Adidas
A "Luta do Século", entre Muhammad Ali e Joe Frazier (Getty Images/Getty Images Sport/Getty Images)

Bernard Tapie

Em 1989, o investidor francês Bernard Tapie comprou a Adidas com dinheiro emprestado. A empresa virou uma corporação, mas seguiu sob controle familiar. Tapie levou a produção da empresa para a Ásia e contratou Madonna como uma célebre porta-voz da empresa. Em 1991, a empresa lançou a divisão Adidas EQUIPMENT, abrigando materiais esportivos e calçados. A marca patrocinou o torneio de futebol de rua em 1992, ajudando a tornar a modalidade um esporte reconhecido. Sem conseguir pagar suas dívidas, Tapie e seu banco venderam a empresa. O banco Crédit Lyonnais converteu a dívida em ações da empresa, Robert Louis-Dreyfus tornou-se o gerente da companhia e, em 1993, comprou a Adidas do banco. Em 1994, a empresa lançou a Copa Predator (e o calçado Predator) para identificar jovens talentos do futebol, apadrinhou Kobe Bryant e passou a vender ações, em 1995.

A história da Adidas
As famosas chuteiras Predator (Julien M. Hekimian/Getty Images Sport/Getty Images)

Salomon

Em 1997, a Adidas e o grupo Salomon criaram a Adidas-Salomon AG. Dois anos depois, a Adidas-Salomon voltou a ser sediada em Herzogenaurach com seu campus Mundo dos Esportes. A marca inaugurou ainda a Adidas Village, seu quartel-general na América do Norte, em 2002. Com a estilista Stella McCartney, a empresa criou uma linha de moda e em 1995 lançou o adidas_1, o primeiro calçado controlado por computador para uso comercial.

A história da Adidas
Stella McCartney se associou à Adidas para lançar uma linha de produtos de moda (Ken Ishii/Getty Images Entertainment/Getty Images)

O presente

Em 2005, a Adidas vendeu sua divisão Salomon, levando a empresa de volta às suas raízes (Adidas Group). Em 2006, seu sistema de treinamento, o Project Fusion, integrou tecnologia de monitoramento às suas roupas. A empresa comprou a Reebok International Inc. em 2006 e voltou a ser chamada Adidas AG.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível