×
Loading ...

A história das cerâmicas Wedgwood

Atualizado em 17 abril, 2017

Se pensar em porcelana Wedgwood, você provavelmente pensará em Jasperware. Esse é o material de que potes, pratos, placas e enfeites de Wedgwood clássicos são feitos. Jasperware é encontrado em vários tons, mas é mais conhecido na cor chamada de Wedgwood azul. Ele é tradicionalmente decorado em relevo branco com figuras de estilo grego, bosques, floresta e cenas mitológicas.

Outros tipos de porcelana Wedgwood são o Creamware, também conhecido como Queen's Ware, e Black Basalt, também conhecido como Basaltes.

Típico forno de cerâmica em formato de garrafa (potteries image by green308 from Fotolia.com)

O criador da porcelana Wedgwood

Josiah Wedgwood (1730-1795) veio de uma família de oleiros de Staffordshire, na Inglaterra. Centrado em torno das "Seis Cidades", que agora compõem a Stoke-on-Trent, essa área ainda é conhecida hoje em dia como As Olarias.

Josiah tinha uma habilidade especial com a roda de oleiro. Ele também era um excelente homem de negócios e um grande inovador, tanto técnica como artisticamente. Uma de suas primeiras invenções, segundo o site "The Potteries", foi o "aperfeiçoamento do esmalte verde, ainda popular nos dias de hoje".

Loading...
Josiah Wedgwood era hábil com a roda de oleiro (potter image by Vitaliy from Fotolia.com)

Inspiração para a porcelana Wedgwood

Se fosse um jovem rico na Europa do século 18, você teria passado pela Grand Tour para completar sua educação. O destaque cultural dessa viagem pela Europa era uma visita à Roma.

O que os visitantes britânicos viram e desenharam lá inspiraram a arquitetura e o design neoclássico quando eles voltaram para casa. Isso levou à construção de muitos edifícios neoclássicos por arquitetos como Robert Adam. Josiah Wedgwood também foi um dos expoentes do movimento neoclássico.

Roma serviu de inspiração para o estilo neoclássico (ancient rome image by jim from Fotolia.com)

O Vaso de Portland

Josiah Wedgwood se inspirou no vaso de Portland para criar seu Jasperware. Esse lindo objeto está agora no Museu Britânico em Londres. Eles o descrevem como "o mais famoso vaso de vidro da antiguidade" e acreditam que ele tenha mais de 2000 anos. O vaso retrata uma cena de figuras em pé e sentadas, provavelmente ilustrando uma história da mitologia grega.

O Vaso de Portland foi trazido da Itália até a Inglaterra em 1778. A família Portland, em seguida, comprou-no. O Duque de Portland da época entregou o vaso para Josiah Wedgwood. O famoso oleiro fez várias cópias do vaso de Portland e se inspirou nele na criação de seu Jasperware.

Outros modelos de porcelana Wedgwood

A Queen's Ware foi um dos primeiros grandes sucessos de Josiah Wedgwood. Ela tinha cor creme, decorada de forma simples e durável, fazendo dela uma louça ideal. A Queen's Ware vendia como água, dando à Josiah a base financeira para que ele fizesse suas inovações no design e fabricação das porcelanas.

O Black Basalt foi inspirado no mundo antigo, às vezes sendo chamado de "louça egípcia. Josiah Wedgwood não a usava como louça, e sim para fazer vasos, castiçais e bustos de pessoas famosas da história.

Josiah Wedgwood também se inspirou no Egito antigo (Pyramids at Ghiza Egypt image by Sean Wallace-Jones from Fotolia.com)

Fato interessante

A filha de Josiah Wedgwood, Susannah, era a mãe de Charles Darwin, autor da "Origem das Espécies".

Compreensão aprofundada

A empresa Wedgwood continua fabricando Queen's Ware, Black Basalt e Jasperware hoje em dia. Esses artigos de porcelana tradicionais podem ser vistos em exibição permanente no Centro de Visitantes e no museu de Wedgwood em Stoke-on-Trent na Inglaterra.

O museu de Wedgwood também possui um excelente site com diversas ilustrações de porcelana Wedgwood.

Loading...

Referências

Recursos

Loading ...
Loading ...