A história do Microsoft Power Point

Escrito por dave fidlin | Traduzido por thais previato
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
A história do Microsoft Power Point
Sala de reuniões (Board Room image by Allyson Kitts from Fotolia.com)

Hoje, ele é usado numa variedade de profissões diferentes e tem sido uma ferramenta para apresentações em salas de reuniões ou em salas de aulas. A origem do software PowerPoint pode ser rastreada até a metade do anos 80, mas o programa ganhou popularidade depois de ser adquirido pela Microsoft e ter sua tecnologia desenvolvida.

Outras pessoas estão lendo

Primeira Versão

Em 14 de agosto de 1984, começou o desenvolvimento do programa, conhecido como Presenter, pela companhia de software Forethought Inc. Foi reconhecido na época como um dos primeiro programas para computadores pessoais que poderia ser usado para criar slides de apresentações. Os recursos da versão inicial incluíam uma escolha de cor de 236 possibilidades. Quando o programa foi lançado para o mercado em geral no começo de 1987, era direcionado para usuários Macintosh.

A história do Microsoft Power Point
Slides (seven slides. all slides mine image by Pavel Losevsky from Fotolia.com)

Compra pela Microsoft

Em agosto de 1987, a Forethought Inc. foi comprada pela Microsoft por 28 milhões de reais. A Forethought foi incorporada à unidade de negócios gráficos da Microsoft e o programa de apresentação foi aperfeiçoado pelo pessoal da empresa. Um mês depois da aquisição, uma versão melhorada do Presenter foi lançada, mas foi renomeada de PowerPoint por causa da preocupação com a marca. A nova versão da Microsoft era compatível com Macintosh e com sistemas de computadores baseados no DOS.

A história do Microsoft Power Point
Sistema de Computador (computer system image by patrimonio designs from Fotolia.com)

A resposta morna

O PowerPoint não era muito usado pelos profissionais quando foi lançado, principalmente por causa do custo. Muitas empresas optaram por continuar usando transparências para realizar suas apresentações. Os slides de cores gráficas que eram necessários para o PowerPoint eram caros naquela época. Em geral, somente grandes companhias usaram o PowerPoint como um substituto de ponta para suas transparências.

A história do Microsoft Power Point
Gráfico (3d graphic image by Clark Duffy from Fotolia.com)

Parceria com a Graphics Company

Num esforço para aumentar as vendas, a Microsoft realizou uma parceria com uma companhia de software adversária, a Genigraphics, em 1988. A Genigraphics concordou em criar slides de cores para usuários do PowerPoint, e quando a versão 2.0 foi lançada naquele ano, a parceria foi consumada. Antes do negócio, a Genigraphics vinha criando apresentações gráficas para grandes empresas e por isso possuía modelos padrão para utilizar.

A história do Microsoft Power Point
Modelos (red bordered templates image by leafy from Fotolia.com)

Anos 90

A Microsoft continuou aperfeiçoando os recursos do PowerPoint e novas versões foram lançadas durante os anos 90. Nesta década, a companhia de software introduziu a Suite Office de seus produtos que iam instaladas nos computadores. Enquanto o Word e o Excel eram os dois programas mais populares da suíte, consumidores começaram a notar o PowerPoint, que também estava incluído no pacote. Os consumidores também começaram a fazer apresentações no PowerPoint sozinhos conforme os programas ficavam mais fáceis de usar e com preços mais baratos. Isso resultou na perda do intermediário - a Genigraphics.

A história do Microsoft Power Point
Software (compact discs image by tim elliott from Fotolia.com)

Versões Modernas

O PowerPoint continuou a ser aperfeiçoado no novo século para se adaptar às muitas mudanças que ocorreram no final dos anos 90, incluindo a introdução do software Windows da Microsoft, o e-mail e a Internet. As novas versões possuíam som, efeitos especiais e a capacidade de criar animações. As apresentações do PowerPoint não precisavam mais serem mostradas somente em projetores grandes, elas podiam ser mandadas por email e visualizadas nos computadores pessoais também.

A história do Microsoft Power Point
E-mail (email image by Jaroslav Pohl from Fotolia.com)

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível