História dos veículos de controle remoto

Escrito por gary hill | Traduzido por vanessa santos
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
História dos veículos de controle remoto
Aviões de controle remoto foram os primeiros feitos aos consumidores (RC Motor Flugzeug image by Grünig Frank from Fotolia.com)

Veículos controlados via rádio são comuns hoje em dia e muitas pessoas usam como passatempo de uma forma ou de outra. Existem inúmeras escolhas de veículos de controle remoto, incluindo carros, aviões e helicópteros. Vários tipos de sistemas de energia são disponíveis, também. Se passaram apenas cerca de 60 anos desde o primeiro veículo controlado via rádio para consumidores. Examinando a história desses veículos mostra que a caminhada até a importância nem sempre foi fácil.

Outras pessoas estão lendo

Os primeiros veículos de controle remoto

Tecnicamente falando, os primeiros veículos de controle remoto não foram construídos para o uso público. Como muitas formas de tecnologia, o primeiro veículo foi feito para a guerra. Os alemães usaram mísseis controlados via rádio durante a 2ª Guerra Mundial. O primeiro veículo para uso popular foi um avião. A primeira aparição foi na década de 50, eles eram grandes e com pequenas capacidades de alcance. As pilhas eram grandes e ineficientes. Mas foi o bastante para despertar o interesse dos amadores.

História dos veículos de controle remoto
Veículos de controle remoto chegaram na década de 50 (remote control airplane image by Greg Pickens from Fotolia.com)

Década de 60

Na década de 60, os aviões de controle remoto se tornaram populares e algum processo foi feito rumo à modernização e melhoria. Carros foram os primeiros vistos nessa década. Esses veículos eram geralmente feitos em casa. Um motor de avião de controle remoto movido à gasolina foi encaixado em um modelo de carro e assim nasceu o passatempo dos carros de controle remoto. Mais tarde nessa década, alguns fabricantes começaram a produzir os carros. De forma parecida, alguns amadores começaram a experimentar os helicópteros de controle remoto no fim da década.

História dos veículos de controle remoto
O primeiro carro de controle remoto apareceu na década de 60 (rc-modell image by andreas from Fotolia.com)

Década de 70

A década de 70 foi uma grande época para todas as formas de veículos de controle remoto. Os aviões ficaram mais confiáveis. Os controles foram atualizados e muitas novas opções foram introduzidas. Os carros também tiveram um rápido crescimento. Novas companhias começaram a produzir veículos em novos tamanhos, competições e opções de potência surgiram. A primeira produção ao consumidor de helicópteros surgiu em 1972. Como todas as formas desse tipo de veículos ganharam visibilidades, o interesse público nesse passatempo estava aumentando.

História dos veículos de controle remoto
Os primeiros helicópteros para os consumidores apareceram na década de 70 (rc helicopter image by Greg Pickens from Fotolia.com)

Década de 80

As novidades na década de 80 foram no campo dos carros. Carros de estrada foram introduzidos. Novos tamanhos também chegaram ao mercado. Além disso, houve uma troca dos quase exclusivos motores à combustível para os movidos à eletricidade ou nitro. O mundo dos aviões de controle remoto não paralisou, mas as mudanças foram mais graduais, essencialmente melhorando os produtos e conceitos. A evolução dos helicópteros na década de 80 foi igualmente suave e constante.

História dos veículos de controle remoto
Os maiores avanços na década de 80 foram nos carros (rc-modell image by andreas from Fotolia.com)

O presente e o futuro

Desde a explosão nas opções de carros de controle remoto que aconteceu na década de 80, o mercado desses veículos ficou mais estável. A tecnologia desses veículos avançou, porém mais devagar. Além disso, hoje também existem os barcos e aerobarcos. O interesse por essa área teve seu ápice na década de 80 e vem diminuindo desde então, porém esse hobby ainda está bem vivo.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível