O poder da homeopatia para evitar doenças

Escrito por pedro santos
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
O poder da homeopatia para evitar doenças
A homeopatia oferece remédios diluídos que são menos agressivos ao organismo (Photodisc/Photodisc/Getty Images)

Nunca se diagnosticou tantas doenças quanto na atualidade. Publicações especializadas na área de saúde argumentam que a sociedade moderna apresenta maior incidência de doenças crônicas do que em qualquer outro período da História. Nesse contexto, um dos principais objetivos dos médicos é prevenir doenças. Foi assim que a homeopatia ganhou espaço no tratamento médico. Trata-se de uma terapia alternativa aos métodos convencionais. Consiste basicamente em oferecer doses diluídas de remédios ao organismo do paciente. O objetivo é tratar o doente não apenas de forma isolada, mas sim como um organismo vivo completo. O resultado da homeopatia já tem sido observado em casos crônicos de rinite e asma.

Outras pessoas estão lendo

História e conceito

A homeopatia é uma técnica antiga, que surgiu como terapia alternativa idealizada pelo médico saxão Samuel Hahnemann durante o século 18. Samuel chegou à conclusão de que uma medicina alternativa poderia ser praticada quando os médicos passassem a buscar o reequilíbrio do paciente doente tendo em vista a saúde geral e não apenas a doença em si. Os médicos homeopatas passaram a considerar qualquer tipo de doença como uma perturbação da energia vital que todos nós temos. Aplicando remédios criados com técnicas de diluição, a homeopatia seria capaz de realizar a chamada cura natural do paciente, que conseguiria restabelecer o equilíbrio usando suas próprias forças.

O poder da homeopatia para evitar doenças
A homeopatia é uma forma de medicina alternativa de prevenção (Ryan McVay/Digital Vision/Getty Images)

Vantagens

A homeopatia realiza um tratamento menos agressivo ao organismo. Isso porque os médicos homeopatas ativam a energia interior que será estimulada pelo composto diluído dos remédios e não apenas o efeito químico deles. A base da homeopatia se sustenta pela chamada "lei da suscetibilidade", pela qual essa força vital que todos nós temos pode se adaptar a causas internas ou externas, atraindo doenças e também curando-as. A preparação dos remédios homeopáticos segue rígidos procedimentos de diluição que visam extrair as propriedades primordiais do remédio e potencializar sua força no organismo. Doenças que despertam severas crises como a asma apresentam resultados favoráveis quando tratadas via homeopatia.

O poder da homeopatia para evitar doenças
Crises de asma já são totalmente controláveis pela homeopatia (Spike Mafford/Photodisc/Getty Images)

Mitos

Estudos científicos já desmentiram uma série de mitos relacionados à homeopatia. Uma falsa ideia que costuma ser muito difundida quanto à eficácia dessa medicina alternativa é de que ela teria o "efeito placebo", termo médico que se refere ao tipo de cura no qual o paciente acredita que está sendo corretamente medicado quando na verdade não está. No caso da homeopatia, casos de doenças crônicas realmente apresentam resultados positivos em grande escala, o que derruba o mito do efeito placebo. Outra falácia é a de que a mistura entre remédios convencionais e homeopáticos pode ser prejudicial ao paciente. Não é verdade. Em muitos casos, é preciso combinar os dois tipos de remédios para tratar certas doenças.

O poder da homeopatia para evitar doenças
Os remédios homeopatas passam por um esquema rígido de diluição antes de serem prescritos (Visage/Stockbyte/Getty Images)

Polêmicas

Como método alternativo de medicina, a homeopatia enfrenta até hoje muita polêmica em todo o mundo. Muitos médicos a consideram mero charlatanismo. Durante os séculos 19 e 20, a homeopatia era vista como uma ameaça aos métodos convencionais de tratamento. Atualmente, uma série de países, incluindo o Brasil, a França e os Estados Unidos, aceitam a homeopatia como uma forma válida de medicina. No Brasil, a homeopatia deixou de fazer parte das chamadas medicinas alternativas para integrar o rol de especialidades do Conselho Federal de Medicina. O SUS (Sistema Único de Saúde) inclui a homeopatia em muitos casos de doenças crônicas.

O poder da homeopatia para evitar doenças
No Brasil, a homeopatia faz parte da rotina de tratamento do SUS (Jupiterimages/Goodshoot/Getty Images)

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível