×
Loading ...

Efeitos colaterais do suplemento staphysagria

Atualizado em 18 julho, 2017

A staphysagria é uma planta que cresce naturalmente em muitos lugares do Hemisfério Norte e nas montanhas de regiões tropicais da África. Como um remédio de ervas, ela tem muitos usos e supostos benefícios para a saúde. No entanto, uma pesquisa clínica ainda deve confirmar essa possibilidade. Além disso, essa planta pode se tornar tóxica para o corpo. Como acontece com qualquer suplemento de saúde, é preciso consultar um profissional médico antes de começar a tomá-lo.

As flores da staphysagria (fototdietrich/iStock/Getty Images)

Uma história sobre os usos da staphysagria

Os herbalistas e os médicos naturais têm recomendado a staphysagria para tratar uma infinidade de problemas de saúde ao longo dos séculos. As utilizações históricas variam para essa espécie de planta, indo da proteção de estábulos ao tratamento de picadas de escorpião. A planta tem um histórico de herbalistas tentando canalizar qualidades tóxicas para fins curativos. De acordo com o Centro Médico da Universidade de Maryland (UMMC), Estados Unidos, a staphysagria pode ser utilizada como um tratamento homeopático para as infecções urinárias.

Loading...
Uma médica conversando com um paciente (AndreyPopov/iStock/Getty Images)

Aplicações homeopáticas

Os homeopatas costumam recomendar a staphysagria para tratar chiqueiros, asma, piolhos e outros parasitas. Além disso, outros herbalistas e médicos naturais citaram a erva como útil no tratamento de determinados comportamentos, como o ataque de choro de bebês. Embora alguns dos usos pretendidos para essa planta possam ter uma base científica, apesar da falta de evidência clínica, a maioria dos supostos benefícios não têm qualquer embasamento científico.

Mulher adulta com asma (Wavebreakmedia Ltd/Wavebreak Media/Getty Images)

A importância da dosagem

Cada parte da staphysagria contém o tóxico componente alcaloide delphinine, que está presente nas folhas, caules e raízes. Consequentemente, qualquer uso dessa planta na homeopatia também resultará na administração dessa substância tóxica para o indivíduo que receber o medicamento. Dependendo da quantidade receitada, os efeitos podem incluir vômitos, coma e morte. O efeito fatal pode ocorrer algumas horas após a ingestão, resultante das interrupções dos processos neuromusculares. Desse modo, converse com seu médico sobre a dosagem apropriada antes de tomar o referido suplemento.

A planta staphysagria (fototdietrich/iStock/Getty Images)

Efeitos colaterais sexuais

Além dos perigos associados ao consumo de uma planta venenosa, também podem haver efeitos colaterais sexuais ao consumir a staphysagria. Dentre eles estão a perda da capacidade de ter orgasmos, a perda da libido, e a incapacidade de atingir ou manter uma ereção.

Dois pares de pés em uma cama (decisiveimages/iStock/Getty Images)
Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...