O que é o Ibovespa e o que faz

Escrito por lucila runnacles
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
O que é o Ibovespa e o que faz
O Ibovespa é o índice mais importante da Bovespa (Mario Tama/Getty Images News/Getty Images)

Com frequência ouvimos falar que a bolsa fechou o dia com tanto de queda ou tanto de alta. Mas o que realmente significa isso? A Bovespa é a Bolsa de Valores de São Paulo, onde são negociadas as ações das principais empresas do Brasil. Cada país tem o seu índice principal. O do Brasil é o Ibovespa, que funciona como uma espécie de termômetro do mercado financeiro brasileiro. Por exemplo, o índice mais importante do pregão dos Estados Unidos é o Dow Jones; o da Argentina é o Merval; o do Japão é o Nikkei. O Índice Ibovespa foi criado em 1968 e o seu objetivo é servir como um indicador médio do mercado brasileiro.

Outras pessoas estão lendo

Como funciona

Hoje, o Ibovespa está composto por um conjunto de 71 ações de 65 empresas, que representam mais de 80% do número de negócios e do volume financeiro negociados no mercado à vista da BM&FBOVESPA. Como as ações dessa carteira têm grande peso na economia do país, pode-se dizer que se a maioria estiver subindo, o mercado, medido pelo Ibovespa, também estará subindo, e vice-versa.

O que é o Ibovespa e o que faz
A Bovespa funciona de segunda a sexta, e não há pregão nos dias feriados (John Foxx/Stockbyte/Getty Images)

Setores representados

A cada quatro meses a carteira do Ibovespa sofre mudanças; a participação e o peso (número de pontos do índice) de cada ação é reavaliada. As ações de algumas empresas podem continuar e outras podem ser retiradas do índice. Vários setores estão representados no Ibovespa; financeiro, mineração, petróleo, gás, entre outros. Empresas nacionais como Petrobrás, Banco do Brasil e BNDES, entre outras, fazem parte do Ibovespa. A carteira do Índice Ibovespa tem vigência por quatrimestre; de janeiro a abril, maio a agosto e setembro a dezembro.

O que é o Ibovespa e o que faz
Fazem parte da Bovespa mais de 500 ações de diversas empresas (Comstock/Comstock/Getty Images)

Metodologia

O Ibovespa é um dos índices da Bovespa, o mais importante, mas na bolsa do Brasil também existem outros índices que medem exclusivamente determinados mercados. Por isso é importante saber que o Ibovespa não representa a bolsa como um todo. Cada bolsa aplica uma metodologia diferente para medir um índice. É por isso que eles não podem ser comparados entre si. Por exemplo, não podemos comparar diretamente o Bovespa com o Dow Jones.

O que é o Ibovespa e o que faz
O Ibovespa é calculado em tempo real (Hemera Technologies/Photos.com/Getty Images)

Tradição e respeito

O Índice Bovespa tem tradição e respeito no mercado porque até hoje, desde a sua criação em 1968, não sofreu mudanças na metodologia. O cálculo desse índice é feito em tempo real. Para chegar a um determinado valor é preciso considerar os últimos preços dos negócios efetuados no mercado à vista de cada ação que faz parte da carteira do Ibovespa. A BM&FBOVESPA é a responsável pela divulgação, cálculo, manutenção e gestão do Índice Ibovespa.

O que é o Ibovespa e o que faz
Para investir em ações é preciso conhecer pelo menos um pouco o mercado financeiro (Thinkstock/Comstock/Getty Images)

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível