Mais
×

Ideias para bolinhas de gude

Atualizado em 20 julho, 2017

As bolinhas de gude têm muitos muitas finalidades, incluindo jogos e coleções. Elas são objetos de artesanato versáteis e úteis no jardim, em casa e como joias. A simplicidade destes objetos os torna itens atraentes para a decoração e para ornamentos. As bolinhas de gude variam em tamanho, podendo ter de 0,60 até 7 cm. As bolas padrões têm 1,2 cm e vêm em várias cores. Atualmente, são feitas principalmente de vidro.

As bolinhas de gude não são mais apenas para brincar (all the marbles 2 image by Patrick Moyer from Fotolia.com)

Decoração da casa

Para decorar a sua cozinha, sala de jantar ou de estar, as bolinhas de gude ficam bem dentro de um vaso com ou sem água. Ainda em vasos, elas são excelentes para manter flores no lugar. Elas podem até ser usadas no fundo de um aquário, pois as bolas de gude exibem um brilho quando a luz cai sobre elas. Use as bolinhas para decorar bancadas ou para fazer um belo enfeite sobre a mesa de centro. Elas também podem ser usadas para o revestimento em quartos, banheiros e cozinhas.

Joias

Algumas bolas de gude são consideradas pedras semi preciosas como o olho de tigre, ametista, jade amarelo, turquesa, quartzo rosa e ônix preto. Eles podem sr utilizados para fazer belas joias. O trabalho pode ser feito tanto por um profissional quanto em casa, usando cimento de joalheiro. Você pode fixar bolinhas de gude aos brincos, cordões, anéis, pulseiras e tornozeleiras. Elas podem ser usadas para fazer joias, fritando-as. Elas são colocadas em uma frigideira e, depois de aquecidas, as bolinhas são transferidas para água gelada. Consequentemente, elas irão rachar por dentro. Estas bolinhas rachadas são então utilizadas na confecção de joias.

Jogos

Brincar com bolinhas de gude é uma tradição antiga para as crianças, incluindo jogá-las em um pátio contra os oponentes. Entre outras brincadeiras estão incluídas: "Nove buracos", onde as bolinhas de gude são usadas como bolas de golfe e batidas com os dedos. Já no jogo chamado "Buraco do pão", um pequeno buraco é cavado no chão onde os jogadores lançam suas bolas. O objetivo é evitar que elas caiam no buraco. Quem deixar mais bolinhas cairem no buraco, perde o jogo.

Colecionar

Ao juntar suas bolinhas para um jogo, você pode trocar algumas delas por gemas que você não tem e começar uma boa coleção. Você também pode começar a coleção como um passatempo. Existem algumas bolinhas de gude impressionantemente belas disponíveis na Internet para quem se empenha em ser um colecionador.

Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article