×
Loading ...

Que animais são assimétricos?

Atualizado em 23 março, 2017

A simetria governa o mundo -- pelo menos para a maioria dos seres vivos. Para os seres humanos, ela se exerce no corpo, onde a metade da esquerda corresponde à metade direita. Grande parte da atração de um companheiro é baseada na proporção e simetria; até mesmo projetos arquitetônicos apresentam os fundamentos da simetria. No reino animal, apenas alguns seres vivos diferentes exibem corpos assimétricos, e a simetria bilateral que as pessoas conhecem e amam é completamente ausente.

Seria difícil imaginar ter uma simetria assimétrica (Goodshoot RF/Goodshoot/Getty Images)

Esponjas

Provavelmente a única criatura assimétrica com a qual as pessoas estão familiarizadas são as esponjas. Estes organismos são multicelulares, como os seres humanos; no entanto, eles possuem uma grande variedade de formas. Seus tamanhos variam também; alguns podem ter vários metros de largura, enquanto outros só crescem alguns centímetros. Estes animais se anexam a rochas e absorvem algas, assim como bactérias -- apesar da falta de sistemas nervoso e circulatório. As esponjas existem nas águas do mar em todo o mundo e se reproduzem tanto através de reprodução assexual e sexual, dependendo de seu habitat.

Loading...

Placozoa

Outro tipo de animal marinho que se desenvolve de forma assimétrica é o Placozoa. Estas criaturas marinhas são extremamente pequenas e transparentes. Com menos de 6 mm de diâmetro, essas criaturas têm dois lados assimétricos diferentes. O Placozoa contêm apenas células glandulares e células mesenquimais, assim como flagelos -- que, no total, somam apenas alguns milhares de células. Existem apenas dois tipos de espécies e, como as esponjas, o Placozoa se reproduz tanto sexualmente quanto assexuadamente.

Simetria radial

A simetria radial é muitas vezes confundida com a assimetria. Em vez formas e tamanhos completamente aleatórios por todo o organismo, a simetria radial organiza a forma e tamanho em torno de um eixo central, assim como a simetria de uma torta circular. Vários animais marinhos exibem este tipo de simetria, mais notavelmente a água-viva ou corais. Animais radiais são muitas vezes criaturas imóveis por grande parte de sua vida útil.

Confusão com plantas

Uma das primeiras coisas que as pessoas vão notar em animais assimétricos é que eles são muito semelhantes a plantas exóticas. Embora na superfície eles possam ser parecidos, sob a superfície as células são diferentes. Animais assimétricos -- como os radiais e bilaterais -- possuem células eucarióticas; plantas, por outro lado, têm células procarióticas.

Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...