Ideias de decoração de salas de estar e cozinhas

Escrito por jenni wiltz | Traduzido por andressa v. da nobrega
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Ideias de decoração de salas de estar e cozinhas
A sala de estar é o coração da casa (Stockbyte/Stockbyte/Getty Images)

A sala de estar e a cozinha são o coração da casa, e sua decoração deve refletir seu estilo pessoal. Para começar, pesquise em algumas revistas (como Casa Cláudia e Casa&Jardim) e recorte os projetos de que mais gosta. Observa de que maneira os ambientes que você selecionou combinam cores, texturas e iluminação; seu objetivo é recriar o que aparece nas imagens da revista.

Outras pessoas estão lendo

Sala de estar tradicional

Uma sala de estar com decoração tradicional é aconchegante, confortável e convidativa, com quatro elementos-chave: móveis para sentar, para armazenar e obras de arte. Use os móveis para sentar de maneira a criar um aconchegante grupo de conversa -- sofás e cadeiras de frente para uma mesinha de centro, por exemplo, todas bem próximas umas das outras. Coloque estantes contra paredes, para evitar dividir o cômodo em seções -- isso também inclui armários, centros de entretenimento, pranchas e estantes de livros. Dê um brilho suave e acolhedor ao ambiente com um lustra de várias lâmpadas, ou uma luminária pendente; adicione mais luz, se necessário, com luminárias de chão e de mesa.

As obras de arte de sua sala de estar devem reunir as cores do ambiente, incorporando as tonalidades do chão, das paredes e dos móveis; imagens de paisagens e de destinos de viagem vintage podem ser ideais. De maneira geral, escolha cores suaves e dê toques de cor vibrantes para peças ocasionais, como uma cadeira, divã, tapete ou almofadas. Adicione textura com pequenos realces decorativos, como um tapete felpudo, uma almofada feita com tecido de sari ou um baú com revestimento de pele de crocodilo.

Cozinha tradicional

A decoração tradicional da cozinha segue várias regras parecidas. Combine a cor de seus armários às cores da madeira em seu conjunto de mesa e cadeiras. Mantenha as paredes, revestimentos e azulejos em tons neutros; se você procura mais cor, experimente criar uma borda de azulejos ou pastilhas com cores alternadas (vermelho e branco, por exemplo). A iluminação pode se limitar às instalações gerais, e luminárias pendentes são perfeitas para focar a luz em superfícies de trabalho específicas na cozinha. Adicione cores em doses pequenas: nos conjuntos de pratos, recipientes, porta-guardanapos e acolchoados de cadeiras. Uma alternativa popular ao tradicional conjunto de mesa e cadeiras é um conjunto de bancos embutidos, no qual um banco (fixo na parede em um ou mais lados) circula sua mesa. O acolchoado para esse banco é um bom lugar para introduzir tecidos estampados na decoração da sua cozinha -- vão funcionar como as obras de arte na sala de estar, unindo todas as cores do ambiente.

Sala de estar moderna

A decoração moderna da sala de estar tem o objetivo de subverter o esperado. Um exemplo disso se pode ver na cor da parede -- pintar apenas uma parede (ou o teto) atrai a atenção. Outro bom exemplo é o uso de móveis como as cadeiras-fantasma "Louis" e "Victoria", do designer Philippe Starck, feitas de policarbonato transparente que replicam formas familiares e centenárias. Mantenha seus móveis simples e rebaixados, sem enfeites tradicionais como bases de madeira entalhada ou acolchoados bordados. As cadeiras esbeltas de Mies van der Rohe e os sofás italianos da Bauhaus têm formas que ficam bem em uma decoração moderna.

Cômodos modernos têm poucos itens, então mantenha apenas o mínimo de peças de arte -- os itens que você usar deve ser incríveis. Guare todas as revistas, brinquedos, controles-remoto e cobertores em cestos ou caixas cobertas de tecido Para limitar a bagunça de livros multicoloridos nas estantes, a designer India Hicks cobriu todos os seus livros em um papel marrom monocromático. Depois de neutralizar essas distrações, coloque obras de arte que possam injetar cor ao ambiente. Use formas geométricas abstratas, retratos cubistas ou arte escultural que distorça ou deforme formas tradicionais.

Cozinha moderna

A decoração moderna de uma cozinha é muito menos formal que a tradicional. Mantenha cores neutras nas paredes, azulejos, pastilhas e eletrodomésticos, e dê destaque a uma luminária ou candelabro cheio de estilo. Ou experimente uma abordagem de misturar e combinar, ao invés do conjunto de mesa e cadeiras, mais tradicional. Escolha cadeiras de madeira de formatos diferentes em um brechó e pinte-as todas da mesma cor. A cor as unifica, mas já que cada cadeira tem um formato diferente, criam um elemento surpresa inesperado. Você também pode misturar e combinar seus pratos e outros utensílios de mesa -- use formas e estampas diferentes que tenham uma cor diferente. Não tenha medo de apresentar sua coleção eclética em um armário de vidro ou cristaleira. Escolha puxadores de gavetas feitas de aço inoxidável, luminárias, eletrodomésticos e acessórios de balcão, como recipientes e suportes.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível