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Ideias de projetos para uma feira de ciências

Atualizado em 17 abril, 2017

Feiras de ciências dão aos alunos a chance de mostrar seu conhecimento específico e aprender algumas coisas no processo. Muitas feiras de ciências têm muitos projetos sobre diferentes áreas, como biologia, ciências da natureza ou química. Qualquer que seja a matéria, é importante que os alunos escolham um projeto apelativo e que possa ensinar algumas coisas durante o experimento.

Plantas de ervilhas podem ser usadas como um projeto para a feira de ciência (pea image by cherry from Fotolia.com)

Testando os efeitos dos jogos

Videogames são uma mídia de entretenimento popular que agrada crianças e adultos. Entretanto, muitas pessoas acham que as crianças podem ser afetadas negativamente pelo tempo gasto jogando videogames. Esse experimento, descrito no site "Science Buddies", visa observar se os videogames podem realmente ajudar um aluno a melhorar as notas na escola. Este objetivo pode ser atingido de diversas maneiras, mas cada uma requer muitos voluntários para jogar enquanto são avaliados. Um jeito de testar isso é encontrar jogos educacionais que ajudem em matérias como ciências, matemática ou habilidades linguísticas e testar os voluntários na matéria antes e depois do jogo. Outra possibilidade é avaliar a capacidade de concentração das pessoas com um teste antes e depois de jogos de tiro, estratégia ou terror. Outras variáveis podem incluir gênero e idade.

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Hereditariedade das plantas de ervilhas

Esse experimento foi descrito pela primeira vez por Gregor Mendel em 1866, de acordo com o site juliantrubin.com. A natureza da hereditariedade foi observada através da polinização cruzada de diferentes plantas. Esse experimento requer diferentes plantas e muito tempo para ver diferentes gerações crescerem. O experimento de Mendel observou sete traços diferentes das ervilhas: semente, coloração e suavidade, cor dos cotilédones e da flor, forma e maturidade da vagem, flor e posição da haste e o peso da planta. Para a recriação da experiência, os alunos podem escolher em quais traços focar. O experimento requer duas plantas com diferentes traços que possam ser cruzadas. Tente prever quais traços serão perpetuados através das gerações para mapear os traços dominantes e recessivos.

Bactérias na água

O banco de dados da feira de ciências da Universidade do Sul da Califórnia descreve um experimento no qual os alunos estudam o níveis de bactérias em diferentes tipos de água. Esse experimento requer placas de petri enriquecidas com nutrientes, um termômetro digital, hastes de algodão esterilizadas, fita adesiva, uma câmera digital e etiquetas adesivas. As amostras devem ser retiradas de diferentes fontes de água, como piscinas, banheiras, torneiras e garrafas. A temperatura da fonte de água deve ser anotada na etiqueta em cima da placa de petri. Pegue uma amostra com o a haste de algodão e esfregue em três placas diferentes para cada fonte de água. A etiqueta também deve conter a fonte da água. Feche as placas e abra e feche uma a mais para que sirva de controle. Deixe que a bactéria cresça durante uma semana e tire fotos do experimento todos os dias para acompanhar a taxa de crescimento. A hipótese desse experimente deve dizer qual fonte de água proporciona o crescimento mais rápido.

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Referências

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