Mais
×

Ideias de temas para acampamentos cristãos

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

Quando você estiver planejando um programa de acampamento cristão, um tema pode unir as atividades e devoções da semana. Conforme você considera os temas, pense nas maneiras que você pode ensinar alguma lição da Bíblia e da Igreja usando projetos feito à mão que deixarão uma grande impressão nas mentes dos campistas.

Ideias de lições da Bíblia para um acampamento cristão (Jupiterimages/Creatas/Getty Images)

Viver para servir

Um tema de serviço pode ser adaptado para a estrutura e o cronograma do seu programa, independentemente se você está conduzindo um dia, uma semana ou um verão inteiro de acampamento. Antes do acampamento, planeje projetos de serviços que os campistas podem continuar fora do campus e na comunidade. Você pode considerar limpeza de ruas, carregamento de pacotes para escolas necessitadas ao redor do mundo ou projetos de manutenção no acampamento. Quando os campistas chegarem, peça para os conselheiros conversarem com eles sobre a importância de usar os talentos dados por Deus, forças e habilidades para servir a outros. Apresente a lista de projetos aos campistas para os quais eles podem se inscrever; ofereça a oportunidade para pensarem e criarem seus próprios projetos. Ao longo do acampamento, foque em como eles podem ajudar uns aos outros e porquê o serviço é uma parte importante do estilo de vida cristão.

Servindo, limpando a rua (monkeybusinessimages/iStock/Getty Images)

Bênçãos diárias

Em uma idade onde crianças existem em uma esfera amplamente digital (televisão, celulares, computadores e videogames), é fácil omitir pequenas bênçãos. Em um acampamento cristão, você pode ensinar sobre gratidão às crianças focando em coisas que elas superestimam. Você pode mostrar a fome no mundo durante o jantar, no qual cada mesa representa um país e é servido a quantidade de comida que um cidadão daquele país come; é uma forte representação visual quando as crianças se derem conta da recompensa relativa que eles têm em suas próprias mesas. Os campistas podem pensar em coisas pelas quais eles são gratos, e os conselheiros podem trabalhar com eles para serem gratos e superarem a vontade de reclamar.

Ensine sobre a gratidão às crianças focando em coisas que eles superestimam (Fuse/Fuse/Getty Images)

Religião ao redor do mundo

Promova entendimento e amor por outras tradições religiosas usando o tema "religião ao redor do mundo". Atribua a cada cabine ou grupo uma religião ou fé e peça para os campistas procurarem sobre crenças e rituais. As crianças podem desenvolver peças, fazer cartazes ou usar arte e artesanato para expressar o que aprenderam. Planeje um encontro com todo o acampamento para apresentar as descobertas ou peça para um grupo apresentar a cada dia. Conforme os campistas aprendem sobre outras tradições, encoraje-os a diferenciar aquelas tradições com as próprias práticas da sua religião. Com esse tipo de tema, você pode fortalecer a fé e o entendimento das crianças enquanto torna-os mais abertos a outras práticas.

Promova entendimento e amor por outras tradições religiosas (JuFagundes/iStock/Getty Images)
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article