on-load-remove-class="default-font">
×
Loading ...

Como identificar antigas boias de vidro marcadoras de rede de pesca

Atualizado em 23 março, 2017

As antigas boias de vidro marcadoras de rede de pesca já tiveram a função de manter as redes ao redor do mundo aos milhares, senão centenas de milhares ou milhões. Muitas das atraentes esferas permanecem flutuando por aí ainda hoje, chegando em terra firme como itens de coleção. Se você topar com uma delas, talvez consiga identificar o seu fabricante. Muitos dos globos foram marcados pelos fabricantes, e outros mostram características de certos estilos e épocas. Os noruegueses foram os primeiros a manufaturar boias de vidro de pesca, mas as frotas de pesca japonesas eclipsaram o crescimento das de outros países, de modo que há muito mais boias de vidro de fabricação asiática.

Instruções

Uma antiga boia marcadora de rede de pesca japonesa que chegou em terra firme no Alasca (Japanese fishing float image by captainflag from Fotolia.com)
  1. Busque por quaisquer marcações, particularmente letras; essa é a primeira indicação da origem da boia. As boias de vidro japonesas e coreanas possuem símbolos japoneses, enquanto as ocidentais e escandinavas possuem letras que você provavelmente reconhecerá. Entretanto, muitas boias marcadoras não possuem marcas, de maneira que você terá de se basear no estilo e na forma para determinar a sua origem e idade.

    Loading...
  2. Examine a boia de vidro em busca de quaisquer letras ocidentais que tragam a marca do fabricante. As primeiras delas definitivamente identificadas vieram da fábrica norueguesa Hadeland Glassvaerk, de aproximadamente 1843. No entanto, evidências recentes sugerem que os pescadores noruegueses podem ter usado boias de vidro desde 1790 ou 1820. As boias Hadeland podem ser identificadas pelo botão de selo na base. Outros fabricantes de vidro noruegueses logo entraram no mercado, mais notavelmente o Aasnaes e o Namsos. O Flesland Glassverk patenteou boias em forma de ovos sulcados em 1930 e elas podem ter uma pequena marca F&F ou não ter marca alguma. A mesma fábrica também marcou suas boias de rede com F1 a F8 ou com um F com um ponto ou FG & FG nos últimos anos. A Christiania Magasin marcou as suas com CM.

  3. Veja a cor. Os japoneses e outros fabricantes orientais não marcavam as boias, mas há outras maneiras pelas quais você pode identificá-las. As primeiras cores e as mais comuns que os fabricantes japoneses usaram foram tons de verde, porque eles as faziam com garrafas de saquê recicladas. O verde esmeralda, o roxo, o amarelo e o laranja foram mais populares nos anos 1920 e 1930. E nenhuma boia oriental possui uma linha de flutuação, que é uma linha em volta do perímetro da esfera de vidro, como se duas metades tivessem sido moldadas separadamente e depois juntadas. Os globos com uma linha de flutuação provavelmente são de origem europeia e, embora as boias sejam antigas, estão entre as últimas produzidas de vidro.

  4. Credite aos noruegueses por terem sido não só os primeiros fabricantes de boias de vidro de pesca, mas também os maiores usuários delas na Europa. Algumas boias foram muito elaboradas, inclusive as em forma de ovo sulcado, as em forma de ovo não sulcado ainda contidas em redes de pesca, as raras em forma de lágrima e as redondas e sulcadas com desenhos fantasiosos. Em casos muito raros, aparece uma boia com uma placa de madeira mostrando as iniciais do pescador. Se conseguir identificar o pescador, pode conseguir dizer onde ele provavelmente comprou as boias.

  5. Olhe no lado de cima da boia assim como na sua base procurando por marcas. Algumas companhias marcavam com alto relevo o topo da boia, ou mesmo ao longo da linha de molde. As mais comumente achadas estão marcadas com o nome do país e a maior parte é de países europeus.

  6. Consulte o “Glass Fishing Floats of the World: The Collector Price Guide & Identification Handbook,” escrito por Stu Farnsworth e Alan D. Rammer, se ainda estiver desnorteado. Esse é o recurso mais definitivo para colecionadores. O livro também dá os preços de globos baseando-se na sua raridade e exclusividade; você pode comprá-lo online e talvez em algumas livrarias especializadas em antiguidades.

Loading...

Referências

Recursos

Loading ...
Loading ...