×
Loading ...

Como identificar as cores das trombetas-de-anjo

Atualizado em 21 novembro, 2016

As trombetas-de-anjo (Brugmansia e Datura) são plantas tropicais que não devem ser confundidas com as begônias (Campsis), uma trepadeira resistente ao frio e invasora que também produz flores com um formato semelhante. As variedades Brugmansia e Datura são primas da família das solanáceas. Para identificar as cores das trombetas, você deve primeiramente identificar qual gênero de trombeta você tem no seu jardim, pois plantas diferentes apresentam esquemas de cores diferentes.

Instruções

Trombeta-de-anjo (Coeur de brugmansia 2 image by sylbohec from Fotolia.com)
  1. Verifique se há espinhos na sua trombeta-de-anjo. A variedade Datura apresenta estruturas em forma de espinhos ao longo dos galhos, ao passo que a Brugmansia não tem espinhos.

    Loading...
  2. Observe a direção das flores. Se estiverem voltadas para baixo, sua planta é um Brugmansia. Se as trombetas crescerem viradas para cima, parecendo cálices aguardando serem cheios de água da chuva, isso quer dizer que você tem uma Datura.

  3. Verifique a coloração dos galhos; se forem verdes, é uma Datura e se forem marrons, você tem uma Brugmansia crescendo no seu jardim.

  4. Identifique a cor básica da sua flor agora que sabe a qual gênero a planta pertence. A Brugmansia pode ser branca, amarela, dourada, damasco, rosa, laranja e vermelha, já as plantas do gênero Datura podem ser brancas, rochas e rosas.

    Os nomes das cores são diferentes dependendo do gênero. Por exemplo, as trombetas brancas do gênero Datura são conhecidas como saia-branca ou boca-de-sino, ao passo que as brancas do tipo Brugmansia são conhecidas como trombeteira ou anágua-de-vênus.

  5. Identifique outras cores nos botões. Geralmente, as eflorescências das trombetas-de-anjo são multicoloridas. Por exemplo, as flores Datura com eflorescências em lilás pálido são conhecidas como saia-roxa, ao passo que as flores violetas no lado de fora e brancas do lado de dentro são chamadas de trombeta-roxa. Existe ainda a variedade em mosaico de roxo e branco da espécie Datura.

    No caso da Brugmansia, há três versões com tons de rosa diferentes na parte interna da flor, variando do tom mais escuro ao mais claro, e branco por fora. A mais escura é chamada de sete-saias, a intermediária de Zena e a mais clara de saia-branca.

  6. Tire uma foto da sua trombeta-de-anjo e consulte um guia de plantas da família das solanáceas se ainda não tiver certeza a respeito do nome da cor da sua espécie. Você também pode comparar a foto da sua planta com outras disponíveis na internet.

Loading...

Aviso

  • As trombetas-de-anjo são plantas tóxicas se ingeridas e podem causar convulsões e morte em humanos e animais. Mantenha-as fora do alcance de crianças e bichos de estimação.

Referências

Loading ...
Loading ...