Arbustos que se adaptam a solos encharcados

Escrito por judy wolfe Google | Traduzido por andré schwarz
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Arbustos que se adaptam a solos encharcados
Mirtilo cresce em solos úmidos (Hemera Technologies/AbleStock.com/Getty Images)

A beleza do seu jardim depende, em grande parte, das características do solo. Solos ideais devem ser macios, profundos, com bastante nutrientes e sem retenção excessiva de água. A maioria dos solos, no entanto, deixa a desejar em pelo menos um desses aspectos. Os úmidos se beneficiarão com aditivos que aumentam a retenção, mas pode-se colocar neles plantas que gostam de umidade. Algumas espécies florescem em solos úmidos, e outras precisam deles para sobreviver.

Outras pessoas estão lendo

Plantas de folhas persistentes e largas

Arbustos ornamentais desse tipo podem enfeitar um canto úmido do jardim em todas as quatro estações do ano. O louro-americano, nativo dos pântanos e brejos da costa nordeste canadense, atinge 90 cm de altura e 1,8 m de amplitude: seus galhos se alastram, formando densos tapetes por cima de folhagem brilhante e verde azulada. Suas folhas contrastam bem com as flores vermelhas ou roxas, em forma de sino, que começam a aparecer no verão. No outono e no inverno, essa planta de colonização irá obter tons de vermelho. A Inkberry (Ilex glabra) se prolifera em pântanos e outros terrenos saturados, atingindo até 2,4 m de altura. Seus frutos pretos amadurecem no outono, atraindo várias aves. Outras plantas do gênero Ilex, que floresce em julho, tem pequenas flores brancas e folhas ovais de um verde brilhante. Os frutos de algumas cultivares, como os alhos ornamentais e a salva, são arredondados e de um branco chamativo.

Folhas aromáticas

O benjoim (Lindera benzoin) ilumina, durante a primavera, as florestas escuras e úmidas do nordeste americano com suas flores pálidas. Os botões se desprendem de frente a folhas aromáticas e ovais de 15 a 30 cm. Os frutos que aparecem no final do verão tem a mesma fragrância e uma coloração vermelha brilhante. Esse arbusto caducifólio enfeita bem ainda no outono, com sua coloração dourada. A Morella cerifera, também com 15 a 30 cm de altura, tem vários troncos e densos galhos de folhas verde-olive de aroma picante. Nativa dos charcos e florestas do sudeste americano, é ótima escolha para jardins de zonas úmidas, segundo a Lady Bird Johnson Wildflower Center. Suas flores verdes e discretas dão espaço, posteriormente, a frutos azuis pálidos, que os pássaros adoram, no inverno.

Arbustos com cores no outono

As flores da azaleia do pântano dão brilho aos charcos que se espalham desde o nordeste americano até a Flórida. Elas desabrocham a partir dos galhos de 1,5 m entre maio e agosto, tem bases púrpuras e estames amarelos. No outono, a folhagem adota uma coloração marrom ou alaranjada. As rosas da espécie Rosa setigera formam arbustos de até 1,20 m de altura ou, como trepadeiras, podem alcançar até 4,5 m. Sua folhagem brilhante e verde escura se torna vermelha ou roxa no outono, o que combina com as partes vermelhas da planta. Suas flores perfumadas de botão amarelo desabrocham rosadas e vão perdendo a cor, até se tornarem brancas. Essa é uma espécie encontrada ao longo de encostas úmidas ou molhadas de córregos.

Arbustos frutíferos

O mirtilo pode atingir até 3,6 m de altura nos pântanos e brejos do leste americano, onde provê alimentos a inúmeras espécies de aves. Suas flores brancas ou rosas têm formato de sino, desabrocham em grupos e dão lugar a frutos comestíveis no meio do verão. As folhas são verde azuladas no verão, e adornam os jardins com o púrpura ou o vermelho no outono. O cultivar da espécie sambugueiro (Sambucus nigra) atinge uma altura de 1,80 a 2,40 m e tem folhas roxas, compostas e rendilhadas. Os grupos achatados de delicadas flores rosas tem uma fragrância cítrica e dão lugar a bagas pretas avermelhadas comestíveis, perfeitas para vinhos e conservas. Essa espécie se desenvolve melhor em áreas com sol o dia inteiro e em solo úmido ou molhado.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível