Estilo

Como identificar a diferença entre prata e folheado a prata

Escrito por graham rix | Traduzido por thiago andre scarani
Como identificar a diferença entre prata e folheado a prata

Através de exame das marcas ou desgastes, você não deve ter dificuldades para diferenciar o folheado a prata da prata sólida

Jupiterimages/Comstock/Getty Images

Para que um objeto possa ser considerado de prata -- ou "prata sólida", como costuma ser chamada -- ele precisa conter pelo menos 925 partes de prata pura para cada 1.000. O folheamento a prata é um processo mais barato feito para imitar a aparência da prata sólida. Há dois tipos de folheamento: o eletrofolheamento a prata niquelada, ou EPNS, e o folheamento Sheffield. O Sheffield foi o primeiro processo de folheamento a prata, em que um bloco de cobre era colocado entre dois blocos menores de prata e os três passavam por prensas mecânicas até que possuíssem apenas milímetros de espessura. No processo EPNS, uma camada fina de prata é presa a uma base de níquel através de um processo eletroquímico. O processo Sheffield era utilizado entre 1775 e 1840, e a partir daí passou a se usar o EPNS. Vale saber a diferença, pois o folheamento Sheffield é muito mais raro do que o EPNS e, como tal, é mais colecionável.

Nível de dificuldade:
Moderadamente fácil

Outras pessoas estão lendo

Instruções

  1. 1

    Procure por marcações na peça, pois a prata sólida deve possuir uma marcação de ensaio que prova que está de acordo com o padrão legal. A marca costuma ser numérica, como "925", ou um símbolo, como o "leão passante", que é um leão andando de perfil, na prata inglesa. O EPNS costuma possuir as marcações "E" e "P", iniciais de "electroplate" (folheamento elétrico), e possivelmente "A1", indicando que é de alta qualidade. A maioria dos produtos folheados pelo processo Sheffield possui uma marcação com o nome do fabricante.

  2. 2

    Inspecione quaisquer características decorativas em alto relevo do objeto. Procure por detalhes que sejam um pouco borrados, quase como que se tivessem derretido. Esse é um dos sinais da maciez da prata sólida. Se não conseguir identificar esse sinal, vá para o próximo passo.

  3. 3

    Inspecione a peça buscando outros sinais de desgaste, prestando atenção especial à parte superior de tampas, às bordas e outras áreas que possam ter sofrido desgaste devido a repetidos polimentos. Para identificar os folheados a prata, procure por lugares em que a fina folha de prata já foi desgastada, revelando o metal básico por baixo dela. Se o metal básico possuir uma coloração amarela-pálida, o objeto é EPNS. Se for de cor castanha, então é um folheado Sheffield, que é mais colecionável do que o EPNS, mas não tanto quanto a prata sólida.

Não deixe de ver

Comentários

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível

Direitos autorais © 1999-2014 Demand Media, Inc.

O uso deste site constitui plena aceitação dos Termos de Uso e Política de privacidade de eHow. Ad Choices pt-BR

Demand Media