×
Loading ...

Como identificar o medo em uma linguagem corporal

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

As palavras não são a única forma de comunicação das pessoas. Há também uma grande variedade de comportamento não verbal, ou linguagem corporal, que nós usamos para expressar sentimentos como, por exemplo, felicidade, tristeza, raiva e medo. A linguagem corporal de medo geralmente manisfesta ansiedade, nervosismo ou até mesmo agressão. Aqui vão algumas dicas de como identificar sinais de medo na linguagem corporal.

Instruções

Além das palavras, nós usamos a linguagem corporal para nos expressarmos (Photodisc/Photodisc/Getty Images)
  1. Preste atenção nos olhos da pessoa. As pessoas ansiosas, nervosas ou medrosas geralmente evitam fazer contato visual. Em vez disso, elas podem preferir olhar para o chão, para as mãos ou aos arredores. O medo também pode ser indicado pelos olhos arregalados e o contato visual firme.

    Loading...
  2. Olhe para as expressões faciais da pessoa. Os olhos arregalados, as sobrancelhas levantadas, a testa franzida e as narinas dilatadas indicam desconforto. A boca pode ficar bem cerrada, aberta ou a pessoa pode morder os lábios.

  3. Perceba onde o corpo da pessoa está em relação ao seu. Uma pessoa que está com medo ou desconfortável, geralmente manterá uma maior área de espaço pessoal, hesitando em se aproximar fisicamente. Ela também pode colocar um objeto entre vocês, tal como uma mesa ou outra pessoa.

  4. Analise a postura corporal da pessoa. O corpo curvado ou inclinado geralmente indica medo ou desconforto, pois a pessoa tenta se diminuir fisicamente. Outras pessoas podem aparentar mais agressão, impostando o corpo e levantando os ombros, uma vez que ela entra em um pensamento de "luta ou fuga" provocado pelo medo.

  5. Preste atenção para a direção em que os pés da pessoa estão apontando. Se eles estiveram apontando para longe de você, a pessoa pode estar procurando uma saída para lhe deixar em vez de ficar perto de você.

  6. Observe os braços e as mãos. Os braços cruzados sugerem que a pessoa está na defensiva, e as mãos ocupadas indicam desconforto, o que pode acontecer devido ao medo. A pessoa podem tamborilar os dedos ou mexer nas roupas, em guardanapos ou em outros objetos.

  7. Observe outros comportamentos nervosos, como mexer ou bater as pernas e os pés, balançar para frente e para trás, respirar rapidamente e falar muito rápido ou bem pouco.

Loading...

Dicas

  • Ler a linguagem corporal pode ser fácil, mas também pode ser complicado por ela ser uma combinação de fatores. O medo pode ser indicado por apenas um ou dois dos comportamentos acima ou uma combinação de vários, dependendo da pessoa.
Loading ...
Loading ...