Mais
×

Como identificar o sexo de uma tartaruga fluvial

Atualizado em 17 abril, 2017

As tartarugas fluviais são uma espécie de répteis de água doce semelhantes às tartarugas marinhas, mas distintas. Ao contrário das tartarugas marinhas, esses répteis passam a maior parte de suas vidas na água, e visitam a terra especificamente para pôr ovos e aquecer-se ao sol. Se pretende ter tartarugas fluviais em casa como animais de estimação, tome os cuidados apropriados. Identifique o sexo de sua tartaruga fluvial se quiser cruzá-la ou se tiver várias e desejar mantê-las separadas para não cruzarem. Uma tartaruga fluvial possui várias características identificadoras que podem ajudá-lo a distinguir o macho da fêmea.

Instruções

A maturidade sexual de algumas tartarugas fluviais é determinada pelo tamanho e não pela idade (NA/PhotoObjects.net/Getty Images)
  1. Meça o comprimento do corpo de uma tartaruga fluvial adulta. Os machos atingem a maturidade sexual aos 18 meses de idade, enquanto as fêmeas estão sexualmente maduras aos 3 anos de idade. As tartarugas fluviais machos crescem até atingir um comprimento de 18 cm, enquanto as fêmeas podem chegar a um comprimento de 30,5 cm.

  2. Observe a estrutura corporal da tartaruga fluvial. As fêmeas têm um corpo mais volumoso, ao contrário dos machos que são aerodinâmicos. A área de domo da carapaça ou plastrão em machos é achatada e côncava, enquanto nas fêmeas é alta e convexa. (Veja Referências 2 e 3).

  3. Verifique o tamanho da cauda da tartaruga fluvial. As tartarugas fluviais machos têm cauda longa e larga, com tamanho três vezes maior que a cauda das fêmeas de tamanho semelhante. Além disso, a abertura cloacal nos machos é mais distante da base da cauda, em comparação com a das fêmeas.

Dicas

  • É difícil identificar o sexo de uma tartaruga fluvial bebê, mas uma dica são as garras. Comparados às fêmeas, os machos têm garras maiores.
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article