Como implementar um sistema de reservas de hotéis com produtos Open Source

Escrito por jerry garner | Traduzido por josé fabián
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Como implementar um sistema de reservas de hotéis com produtos Open Source
Você pode usar software open-source para implementar um sistema de reservas de hotéis (broadmoor hotel image by Ron Morris from Fotolia.com)

Não importa se você tem um hotel 5 estrelas ou um pequeno bed and breakfast, é possível administrar seu sistema de reservas sem softwares caros. Há diversos produtos open-source gratuitos, e alguns deles podem ser modificados para adaptá-los às necessidades específicas do seu hotel.

Nível de dificuldade:
Moderado

Outras pessoas estão lendo

Instruções

  1. 1

    Selecione um nome de domínio que corresponda ao nome do seu hotel, isto é, o endereço da internet do seu site. Se o nome .com do seu hotel estiver usado, tente uma variação.

  2. 2

    Escolha um serviço de hospedagem para gerenciar o servidor do seu site. O preço dependerá de quanto espaço você requererá e quanta largura de banda consumirá. Avalie diferentes opções, pois os fornecedores têm diferentes preços.

  3. 3

    Escolha um sistema de gerenciamento de conteúdos (CMS) como base para o seu site. O CMS é a peça central de software que organiza e gerencia sua página. Há vários produtos CMS open-source disponíveis no mercado, incluindo Joomla, que pode ser baixado gratuitamente.

  4. 4

    Instale seu CMS fazendo login na sua conta de hospedagem e criando uma base de dados MySQL para usar com o sistema. Anote o nome da base de dados, o usuário e senha, suba todos os arquivos ao servidor e digite seu nome de domínio. O programa de instalação do CMS iniciará automaticamente. Siga as instruções na tela. Apague o diretório de instalação do seu servidor -- normalmente leva o nome "install" ou "installation".

  5. 5

    Selecione para o seu site um modelo criado para trabalhar com seu CMS. Por exemplo, se você estiver trabalhando com Joomla, pode navegar pelos modelos disponíveis em RocketTheme.com ou fazer uma pesquisa por "Joomla Templates" no seu buscador preferido. Muitas vezes você encontrará um instalador que inclui Joomla, modelos e dados de exemplo.

  6. 6

    Instale o modelo. A empresa ou criador do mesmo lhe fornecerá instruções detalhadas passo-a-passo para fazer a instalação no seu CMS, e pode até mesmo fazê-lo por você a um custo.

  7. 7

    Escolha um software de reservas de hotéis. Você pode entrar na biblioteca de extensões para o CMS Joomla (extensions.joomla.org) e buscar por "reservas hotéis" (em inglês, "hotel booking") para visualizar uma lista de complementos disponíveis. Este software pode ser usado para reservar quartos de hotéis pela internet, mas você pode também usá-lo no seu escritório. Busque a opção que satisfaça melhor suas necessidades.

  8. 8

    Instale o software de reservas de hotéis entrando em Installers > Modules e selecionando o arquivo zip que você houver baixado no passo anterior. Algumas destas extensões podem precisar que você faça login na sua conta de hospedagem para criar uma base de dados MySQL. Para mais informações, leia as instruções de instalação específicas do software da sua escolha.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível