×
Loading ...

Implicações de se ter um histórico de crédito positivo ou negativo

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

O histórico de crédito é um registro de como e quando os débitos são pagos. Esse histórico é feito para se calcular a pontuação de crédito e avaliar os riscos de crédito, e as implicações de um histórico positivo ou negativo podem acompanhar uma pessoa por vários anos. Dependendo da rapidez do pagamento, e se ele é feito por completo ou parcialmente, o histórico impacta oportunidades futuras de crédito.

O histórico de crédito influencia novas oportunidades financeiras (scissors and credit card cut in two image by Warren Millar from Fotolia.com)

Pontuação de crédito

A pontuação de crédito é uma representação numérica do histórico de crédito de uma pessoa. A pontuação pode variar de excelentes 800 pontos até 400 ou menos. Esse valor é variável, e cada novo registro tem um impacto no histórico de crédito. Uma história de crédito sofrível pode gradualmente reduzir a pontuação, especialmente quando múltiplas contas estão negativas por um longo período de tempo. Manter um bom histórico de crédito mantém uma alta pontuação, e novos casos de histórico positivo vão estabilizar ou melhorar esse número.

Loading...

Merecimento de crédito

O histórico de crédito é revisado antes que uma instituição que empreste dinheiro ofereça um novo crédito a um cliente. Um bom histórico de crédito pode resultar em taxas de juros mais baixas e linhas de crédito mais altas, porque o risco de não pagamento é mínimo. Pessoas com problemas anteriores de crédito ou sem histórico de crédito são vistas como um risco maior, e isso é compensado com limites de crédito mais baixos e taxas de juros mais altas. O crédito é frequentemente recusado para quem tem um histórico de crédito muito ruim.

Taxas de seguro

Empresas de seguro de carro usam o histórico de crédito e as pontuações de crédito para avaliar riscos. Várias seguradoras acreditam que, ao contrário do registro relativo a um veículo, o histórico pessoal de pagamentos prediz de maneira mais acurada os hábitos de uma pessoa e seu nível de responsabilidade. De acordo com a Associação de Seguradoras de Propriedades e Acidentes da América (Property Casualty Insurers Association of America), pessoas com baixas pontuações de crédito são mais propensas a dar queixas sobre seguros.

Concessionárias de serviço público

Empresas concessionárias de serviço público geralmente usam o histórico de crédito como guia para cobrar depósitos. Apesar de contas mensais dessas companhias não serem registradas pelas agências de crédito, o histórico de crédito é um bom indicador para saber se as contas serão pagas ou se o beneficiário pode se tornar inadimplente, e as empresas de alguns países exigem um depósito prévio para cobrir suas perdas em potencial. Pessoas com um histórico de crédito sofrível geralmente precisam pagar depósitos mais altos, enquanto que pessoas com um crédito impecável podem não ter que fazer nenhum depósito.

Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...