×
Loading ...

A importância da argila na classificação do solo

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

Existem doze classificações diferentes de solo. Essa classificação depende de diversas características diferentes. Uma forma importante de classificar os tipos de solo é pela presença de argila em sua superfície.

A composição mineral da argila determina sua cor, que é uma pista importante sobre o solo no qual foi formada (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)

Tipos

Vários tipos diferentes de solo contêm argila. São eles os alfissolos, ultissolos, aridissolos, e vertissolos.

Loading...

Cor

Às vezes, a cor da argila pode ser usada para identificar o tipo de solo. Uma argila muito escura ou preta indica o solo vertissolo. A argila vermelha indica o solo ultissolo.

Umidade

O teor de umidade da argila também pode ajudar a identificar a classificação do solo. As argilas de aridissolos são secas. Às vezes, as argilas de vertissolos também são.

Falta de argila

A falta de argila poderá ser decisiva na classificação de solos. Ultissolos e oxissolos são muito parecidos. Ambos possuem uma cor do amarelo ao vermelho e os dois tendem a ser muito encharcados. Ambos são encontrados em florestas. A única diferença aparente é a presença de uma camada de argila em ultissolos e sua falta em oxissolos.

Loading...

Referências

Recursos

Loading ...
Loading ...