A importância biológica dos lipídios

Escrito por travis taggart | Traduzido por lara scheffer
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
A importância biológica dos lipídios
Cotonetes frequentemente são usados para remover a cera de ouvido; entretanto, você deve considerar os benefícios que a cera fornece antes de usá-los novamente (series object on black - ear cotton image by Aleksandr Ugorenkov from Fotolia.com)

Frequentemente, pensamos nos lipídios como algo negativo, porque temos uma tendência a pensar neles apenas como gorduras. Daí, você pode se surpreender ao saber que os lipídios são bem diferentes e vitais a todos os sistemas corporais. Eles são fortemente associados com praticamente todas as células do sistema nervoso e, por isso, possuem um papel importante em todo movimento coordenado que fazemos. A membrana de cada célula do seu corpo é composta principalmente de lipídios. A disponibilidade deles é necessária para manter o cabelo e a pele saudáveis, o sistema nervoso funcionando adequadamente e para ajudar na absorção das vitaminas A, D, E e K.

Outras pessoas estão lendo

Tipos

Em nossos corpos, os lipídios existem como ceras, óleos, gorduras, fosfolipídios, vitaminas e esteroides. As ceras ajudam a proteger seu canal do ouvido. As glândulas secretoras de óleo são encontradas associadas aos folículos capilares sobre a pele para mantê-la condicionada. As gorduras são usadas para o armazenamento de energia a longo prazo. Os fosfolipídios formam as membranas de todas as células e os esteroides são usados como mensageiros em todo o corpo.

Importância

A cera de ouvido é secretada por glândulas especiais encontradas dentro da pele dos canais do ouvido. Como uma fita adesiva em miniatura, seu objetivo é prender objetos externos antes que eles alcancem seu tímpano. É preciso tomar cuidado quando se estiver tentando remover a cera do ouvido, já que o tímpano pode ser danificado, você aumenta o risco de bloqueio com cera e a remoção dela do canal também elimina a proteção que ela fornece. Se não for limpa, a cera sairá do canal do ouvido sozinha.

Identificação

As gorduras são chamadas de saturadas ou insaturadas dependendo da organização de seus átomos, o que, por sua vez, afeta suas propriedades. As moléculas de gordura saturada são retas e se mantém bem juntas, enquanto as moléculas insaturadas são torcidas e formam uma organização mais frouxa. As gorduras saturadas podem ser distinguidas da maioria das insaturadas na temperatura ambiente, examinando-se suas formas. As gorduras saturadas são sólidas à temperatura ambiente (manteiga, bacon e queijo), enquanto as insaturadas são líquidas (óleos vegetais e azeite de oliva). A propósito, quase todas as gorduras saturadas vêm de animais, enquanto as insaturadas são produzidas em plantas.

Equívocos

Em uma tentativa de perder peso e diminuir a incidência de doenças cardíacas, diabetes e câncer, pessoas conscientes sobre a saúde reduziram as gorduras em suas dietas. Entretanto, a ingestão e disponibilidade de gorduras é vital para manter o cabelo e a pele saudáveis, o funcionamento adequado do sistema nervoso e para ajudar na absorção de vitaminas A, D, E e K. Além disso, pesquisas na Harvard School of Public Health mostraram que o tipo de gordura na dieta pode ser mais importante à nossa saúde do que a quantidade de gordura consumida.

Considerações

As bactérias se desenvolvem em óleos secretados na superfície da pele na base de cada folículo capilar, especialmente naquelas partes do corpo onde a umidade é maior (suas axilas, por exemplo). Os resíduos produzidos por essas bactérias vivendo e se multiplicando solta aquele odor corporal diferente e desagradável. Somente lavar com água não irá ajudar, já que as bactérias permanecem e o óleo não é removido apenas com ela. Para limpar o óleo e as bactérias, é preciso usar um detergente como sabão na água ou usar álcool, já que esses óleos se dissolvem rapidamente em ambos.

Benefícios

As camadas de gordura encontradas por baixo da pele em mamíferos marinhos que vivem em águas frias, como morsas e baleias azuis, são gorduras que isolam os animais, permitindo que eles vivam em ambientes frios. Os lipídios não só servem como bons isoladores térmicos, como também são isoladores elétricos essenciais. Os neurônios são células que transmitem sinais elétricos para todo o corpo. Cada um deles é cercado de células especializadas cheias de gorduras para evitar que neurônios adjacentes causem curtos-circuitos entre si.

Potencial

O biodiesel promete ser uma fonte de combustível renovável mais barata e limpa, funcionando como uma alternativa ao petróleo. Gorduras animais e vegetais processadas são usadas na sua produção, fazendo com que ele seja biodegradável e atóxico. Em 2010, a produção e infraestrutura do biodiesel foi estabelecida nos Estados Unidos e era particularmente densa na metade leste do país e na costa oeste.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível