×
Loading ...

A importância de uma boa ventilação e exaustão em uma cozinha

Atualizado em 17 abril, 2017

Cozinhas residenciais e comerciais devem ter boa exaustão e boa ventilação. Vários problemas negativos podem surgir quando uma cozinha não pode dispersar os odores e a fumaça gerados. Além disso, uma ventilação inadequada pode levar a condições perigosas e riscos para a saúde.

Sem um bom sistema de ventilação, o calor e a umidade têm para onde ir em uma cozinha (Kitchen image by armanxo from Fotolia.com)

Redução do calor na cozinha

O calor em cozinha residencial pode ser menos grave do que o experimentado em um ambiente comercial. No entanto, o ambiente pode esquentar bastante apenas cozinhando uma refeição na sua cozinha de casa. Uma boa ventilação desvia esse calor antes que ele se acumule a um nível insuportável, ajudando a prevenir dificuldades em se locomover ao redor da área de fogão ou forno da cozinha.

Instalações de cozinhas comerciais — que podem incluir restaurantes fast-food e cozinhas institucionais — lidam com muito mais calor do que as residenciais. Estas cozinhas comerciais precisam remover o acúmulo de calor insuportável implementando métodos de extração e ventilação apropriados. Caso contrário, sua equipe de garçons e outros que trabalham na cozinha serão incapazes de suportar a temperatura crescente. Além disso, seja uma cozinha residencial ou comercial, seus outros aparelhos de cozinha — os de refrigeração — precisam trabalhar mais quando sua cozinha está muito quente.

Loading...

Redução do aumento de umidade

O vapor em uma cozinha precisa ter uma rota de saída para evitar o acúmulo de umidade perto de superfícies do fogão ou forno e outros aparelhos e superfícies de trabalho. O acúmulo de umidade pode produzir mofo e bolor, que por sua vez pode causar problemas de saúde como alergias.

Um bom sistema de ventilação em uma cozinha irá evitar esse acúmulo de umidade, removendo o vapor para uma área exterior. Mas alguns sistemas de ventilação progressiva aproveitam os subprodutos produzidos pelo cozimento, tais como calor (e, inadvertidamente, a umidade que vai junto com ele). Estes sistemas de ventilação ambiental utilizam o calor para aquecer a água usada nas casas.

Melhora o conforto e a produtividade na cozinha

Cozinhas quentes não são agradáveis de se trabalhar e podem resultar em emoções correspondentes. Andar pra lá e pra cá em uma cozinha que está muito quente é ainda pior e não ajuda com a produtividade no trabalho. Quem trabalha em cozinhas comerciais também está sob o estresse de cozinhar para os clientes dentro de um determinado prazo, potencialmente aumentando a pressão sanguínea e o calor do corpo por causa da tensão.

Bons sistemas de ventilação e extração em uma cozinha ajudam a dispersar aumento das temperaturas no corpo e na cozinha. A produtividade do trabalho aumenta e o potencial de perigo e erro são reduzidos à medida que mentes e temperaturas mais frias prevalecem.

Reduz os odores da cozinha

As cozinhas podem exalar um irresistível aroma de biscoitos e pães assando, mas também podem ter um forte cheiro de tempero e outros odores. As saídas de ventilação na cozinha ajudam a reduzir odores, especialmente quando se trabalha por longas horas nesse ambiente todos os dias.

Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...