Infecção por fungos no ouvido de gatos

Escrito por william lynch | Traduzido por bruna mockffa
Infecção por fungos no ouvido de gatos
Fungos podem causar infecções nas orelhas dos gatos (Image by Flickr.com, courtesy of Alessandro Valli)

Embora muito mais comum em cães, as infecções de ouvido devido aos fungos também pode atacar os gatos. Se não tratada adequadamente, a infecção por fungos no ouvido pode se tornar um problema recorrente.

Causa

Alergias alimentares, alterações hormonais e excesso de umidade são as principais causas de infecções fúngicas de ouvido em gatos.

Efeitos

Gatos com infecção no ouvido costumam sacudir a cabeça e arranhar suas orelhas, resultando em inflamação. A infecção por fungos também pode produzir um odor desagradável e uma secreção amarelada ou preta.

Identificação

Para identificar uma infecção no ouvido por fungos, o veterinário irá analisar uma amostra da cera de ouvido do gato em um microscópio. Ele também pode realizar uma cultura de fungos para confirmar o diagnóstico.

Tratamento

Os veterinários tratam infecções nos ouvidos por fungos com gotas, pomadas e medicamentos como clorexidina e clotrimazol. Além disso, lave regularmente as orelhas do gato com uma solução de 50% de água e 50% de vinagre branco para remover a cera. O tratamento geralmente leva duas semanas.

Considerações

Gatos persas são mais propensos à infecções de ouvido do que outras raças.