Mais
×

Inflamabilidade de diferentes tipos de madeira

Atualizado em 17 abril, 2017

A inflamabilidade de uma árvore é inversamente proporcional à densidade da madeira que a compõe. Quanto mais densa for a madeira, menos inflamável ela será. Como a densidade também influencia na velocidade de crescimento, ela acaba afetando o custo final dos diferentes tipos de madeira. Proprietários que desejam reformar a sua casa, ou construtores em geral, precisam levar em conta não só a estética da madeira que eles pretendem usar na obra, mas também a inflamabilidade desse material.

O uso de madeiras de lei no lado de fora da sua casa pode diminuir as chances de incêndio (Forest fire image by Sergey Yakovenko from Fotolia.com)

Madeiras de Lei

As madeiras de lei são duras, resistentes e de alto valor comercial. O fato de serem mais densas que as outras árvores faz delas menos inflamáveis. Exemplos incluem carvalho, nogueira, peroba, jacarandá e jatobá. Quando expostas ao fogo, demoram mais para queimar, embora possam ficar extremamente quentes no momento da combustão. Como crescem mais lentamente e são mais difíceis de se trabalhar, geralmente são usadas como materiais de construção em reformas domésticas externas.

Madeiras Macias

Madeiras macias como o cedro, o pinho e o pinus são mais inflamáveis que as madeiras de lei, embora nem sempre isso seja um fator decisivo. São chamadas assim porque a madeira é menos densa, deixando-as mais suscetíveis ao fogo. Como na maioria das vezes esse tipo de madeira é usado em ambientes domésticos internos, torna-se necessário o uso de produtos químicos certificados e de eficácia cientificamente comprovada para retardar o processo de queima da madeira, diminuindo a sua inflamabilidade.

Bambu

Embora não seja madeira propriamente dita, o bambu pode exercer papel semelhante na construção doméstica. Como é um material que causa menor impacto ambiental, está sendo utilizado com cada vez mais frequência. O bambu, apesar de forte, é altamente propenso à queima. Pode ser tratado a base de produtos para diminuir a sua inflamabilidade, mas em áreas suscetíveis a incêndios, é necessário verificar as normas locais de edificação antes de se utilizar bambu em alguma construção.

bibliography-icon icon for annotation tool Cite this Article