Influência de ligas nas propriedades do ferro fundido

Escrito por nicole whitney | Traduzido por thomas m. do n. ghadban
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Influência de ligas nas propriedades do ferro fundido
Frigideiras é um dos produtos usados no dia a dia feito de ferro fundido (Hemera Technologies/PhotoObjects.net/Getty Images)

Ligas são misturas de diferentes metais. Isto dá ao metal resultante diferentes propriedades dos dois materiais que o formaram. O ferro fundido em si é uma liga de ferro e carbono, mas adicionar outros materiais pode mudá-lo. Até mesmo mudar a quantidade de carbono, ou a forma que as moléculas de carbono estão arranjadas, dá outras propriedades ao ferro fundido e o deixa mais útil.

Outras pessoas estão lendo

Níveis e formas do carbono

O ferro sozinho é macio, mas o carbono lhe dá força. Uma pequena quantidade de carbono em ferro puro - menos de 0,09 por cento de carbono - é chamado de ferrita. O ferro fundido tem entre 2 e 4 por cento de carbono. O formato do carbono é determinado pela maneira como o ferro é resfriado depois de ser forjado e pelos outros elementos ligados a ele. Ele pode formar um ferro mais duro, carbeto, ou normalmente um grafite mais suave. Todo carbono dá força ao ferro. Grandes quantidades em certos formatos o tornam mais fácil de trabalhar de algumas formas.

Tipos de ferro grafite

O ferro frágil com um pouco de grafite é chamado de ferro branco. O ferro maleável é formado quando há mais grafite, que forma esferas. Seu nome vem da forma de suas moléculas, parecendo que há vários nódulos nele. O ferro cinzento ocorre quando o grafite cria forma de flocos. Este ferro é bom para máquinas, por sua força e resistência. O ferro grafite compactado tem flocos arredondados de grafite. Suas propriedades estão entre a do ferro maleável e a do ferro cinzento. O ferro maleável tem grafite em nódulos irregulares e é maleável - capaz de ser modificado até fazer novas formas.

Ligas de ferro

O termo "liga de ferro" refere-se ao ferro fundido com outros metais misturados, geralmente com a adição de carbono. As mudanças nas propriedades do ferro dependem da quantidade de metal e qual metal foi adicionado. Outros metais são normalmente misturados somente em frações ou porcentagens, já que muito deles fará tipos de aço, em vez de ferro fundido. Até mesmo uma quantidade muito pequena pode mudar as propriedades do ferro.

Outros metais e seus efeitos

O alumínio é adicionado ao ferro para impedir que este se oxide ou corroa em contato com o oxigênio. O ferro maleável geralmente tem cério, pois este elemento ajuda a formar nódulos. O cromo adiciona dureza e resistência a corrosão. Em grandes quantidades, ele faz o aço inoxidável, enquanto pequenas quantidades fazem o ferro fundido mais durável. O manganês é uma liga muito útil, pois tem um agente desoxidante e melhora a dureza. Outro material desoxidante é o silicone. Este também encoraja a formação de grafite para máquinas, como no ferro cinzento.

Influência de ligas nas propriedades do ferro fundido
O cromo é usado tanto dentro do metal quanto por fora proteção, por sua resistência à corrosão (Hemera Technologies/Photos.com/Getty Images)

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível