×
Loading ...

Informações sobre o gato malhado laranja

Atualizado em 07 junho, 2017

O gato malhado não é uma raça ou cor, mas um padrão que aparece em muitas raças. Quando a cor malhada varia do creme ao vermelho, o gato é chamado de malhado laranja ou vermelho, também conhecido como gato marmelada ou gengibre.

O gato malhado é também conhecido como gato gengibre (Orange and white tabby. Johnath/Flickr.com)

Machos e fêmeas

Os malhados cor de laranja geralmente são machos, com uma proporção média de 80 machos para 20 fêmeas.

Loading...
O gato malhado cor de laranja geralmente é macho

A genética do malhado laranja

O gene para o vermelho é carregado pelo cromossomo X. Machos tem um cromossomo X, enquanto fêmeas tem 2. Um macho precisa apenas de um gene desse tipo para ser um malhado laranja. A fêmea deve herdar dois genes vermelhos, um para cada um dos dois cromossomos X dela.

Para o macho ser malhado laranja é preciso de um gene vermelho

Tipos de malhados

Malhados existem em quatro padrões distintos: Mackerel, o qual inclui o malhado tigre; Clássico, um padrão descolorado com um olho de boi ao lado; Riscado, com um olhar marcado ou riscado e Manchado, no qual o pelo riscado alterna com manchas sólidas.

O tipo manchado alterna o pelo riscado com manchas sólidas

Curiosidades

Gatos malhados laranja geralmente desenvolvem sardas pretas em volta do focinho. Todos os gatos laranja são malhados, mas as marcas podem ser tão leves que a cor parece sólida. A palavra "malhado" se origina de um tecido de seda listrado feito em Attabiyah, nos arredores de Bagdá.

As sardas pretas em volta do focinho são típicas do malhado laranja

Malhados laranja famosos

O gato cor de gengibre de Winston Churchill, Jock, participava das reuniões de ministério na época de guerra. Filmes em que malhados laranja aparecem: "Bonequinha de luxo", "Guerra nas estrelas: A nova geração", "Alien", "Homens de preto". Garfield, o personagem de desenho, e Morris, o rosto felino na comida para gato Nove vidas, eram ambos malhados laranja.

Loading...

Referências

Recursos

Loading ...
Loading ...