Injeções de gel para dor nas juntas do joelho

Escrito por jody murray | Traduzido por joan diaz
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Injeções de gel para dor nas juntas do joelho
Injeções de gel podem ajudar na dor no joelho causada por osteoartrite (doctor with injection image by Lisa Eastman from Fotolia.com)

A junta do joelho é uma das mais propensas a sofrer de osteoartrite. Também conhecida como doença degenerativa das juntas. A doença se desenvolve com o tempo, quando a cartilagem que que alinha as superfícies carregadoras de peso das juntas começa a se desgastar. Para algumas pessoas, o desgaste da cartilagem do joelho resulta em dor, inchaço e rigidez. Estes sintomas podem ir de leves a debilitantes. De acordo com a Academy of The American Family Physician, osteoartrite no joelho é um problema comum, mas difícil de tratar com cuidados básicos. Um jeito de tratar os problemas causados pela osteoartrite no joelho é usando injeções de gel.

Outras pessoas estão lendo

Tipos de injeções de gel

Viscosuplementação, normalmente chamada apenas de injeção de gel, é uma injeção na junta do joelho com uma substância viscosa chamada de hialuronato, ou ácido hialurônico. Este é um lubrificante natural num joelho saudável. De acordo com a Cleveland Clinic, companhias farmacêuticas nos Estados Unidos desenvolveram três géis de ácido hialurônico, conhecidos pelas marcas Hyalgan, Synvisc e Supartz. Alguns dos géis são feitos de fontes biológicas, enquanto que outros são criados sinteticamente. A técnica de viscosuplementação foi aprovada em 1997 pela administração americana de comida e remédios para aplicação no joelho.

Procedimento de injeção

Injeções de gel são feitas numa clínica. Normalmente o médico usa um anestésico local para deixar o local dormente antes da injeção. O procedimento leva apenas alguns minutos e pode ser dado em um ou nos dois joelhos durante a mesma consulta. O curso do tratamento completo é determinado pela escolha da substância a ser injetada. De acordo com a Cleveland Clinic, Synvisc precisa de três injeções, uma por semana, enquanto que Hyalgan e Supartz precisam de cinco injeções, também de uma por semana. Pedirão para modificar sua atividade e evitar atividades pesadas prolongadas por 48 horas após cada injeção.

Resultados

Até a presente data, não foi descoberta uma cura para a osteoartrite. Injeções de gel servem para replicar a lubrificação natural das juntas do joelho e dar um alívio temporário por tempo indeterminado. Os resultados costumam variar. A Cleveland Clinic diz que das pessoas que receberam injeções de gel, a maioria sentiu um maior alívio de 8 a 12 semanas após iniciar o tratamento. Geralmente, a série inteira de injeções se repete numa data posterior se os sintomas retornam.

Quem pode tomar?

Injeções de gel costumam ser dados após outras medidas mais conservativas terem falhado. A maioria dos médicos recomendam que você primeiro complete uma série de fisioterapia para aumentar a força nos músculos que envolvem seu joelho. O médico pode prescrever um remédio anti-inflamatório ou recomendar um anti-inflamatório sem receita, como uma solução menos severa. Se exercícios e remédios não contiverem seus sintomas, aí sim o seu médico pode recomendar as injeções de gel.

Riscos

A Cleveland Clinic conta que, embora seguras, injeções de gel podem resultar em dor temporária no local da aplicação, inchaço, vermelhidão e calor, coceira, machucados ao redor da junta e acúmulo de fluidos no joelho injetado. Certifique-se de contar pro seu médico se você tiver alergia a penas, ovos ou aves, pois algumas das injeções de gel são feitas desses produtos biológicos.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível