Mais
×

Insetos que fazem buracos na madeira

Atualizado em 17 abril, 2017

Insetos que fazem buracos na madeira são pragas graves que possuem diversos efeitos, como criar riscos ao danificar a integridade estrutural de árvores lenhosas, tornando-as mais propensas à quebra. Esses insetos afetam o valor econômico dessas árvores, reduzem as taxas de crescimento e também afetam os móveis e itens à base de madeira nas casas.

Os cupins causam muitos danos na madeira (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)

Cupins

Existem cerca de 4.000 espécies de cupins pelo mundo, dos quais 10% são economicamente significativos devido aos seus hábitos de danificar a madeira. São categorizados por seus hábitos alimentares em cupins de solo, subterrâneos, de grama, de madeira seca e de madeira úmida. Os subterrâneos e os de madeira úmida alimentam-se exclusivamente de madeira e são responsáveis por uma grande parte dos danos à mesma. Os cupins subterrâneos vivem abaixo do solo e emergem para buscar alimentos. Os cupins de madeira seca vivem dentro da madeira conforme a consumem, às vezes se ocultando na mesma durante anos sem qualquer sinal externo, até que os danos se tornem evidentes demais para serem escondidos.

Besouros

Diferentes espécies de besouros fazem buracos na madeira, principalmente para pôr seus ovos. As larvas dos besouros Lyctidae criam uma substância em pó composta por fragmentos de comida e fezes. Depois que os ovos depositados pelos besouros se transformam em larvas, a madeira serve como fonte de alimento para as mesmas conforme continuam a amadurecer. Os escolitídeos e os cerambicídeos fazem buracos por baixo das cascas das árvores. O Dendroctonus frontalis ataca os pinheiros, às vezes infestando uma árvore saudável em quantidades tão grandes que acabam cobrindo e matando a árvore com o tempo.

Carunchos

Os dois grupos de carunchos que mais fazem buracos são o Rhynchophorus cruentatus e o Eudociminus mannerheimii. O Rhynchophorus cruentatus é o maior caruncho da América do Norte e infecta principalmente espécies de palmeiras como a palmeira-real e o coqueiro. O Eudociminus mannerheimii ataca o cedro-japonês, o cipreste-de-Leyland e o cipreste-do-brejo.

Lagartas de mariposa

As lagartas da mariposa Prinoxystus robiniae criam túneis através dos troncos das árvores, até o borne, conforme se desenvolvem. Os sinais da infestação por essas lagartas incluem uma substância em pó parecida com serragem nos pontos de entrada e na base da árvore. A mariposa-beija-flor põe seus ovos nas árvores, perto das bordas de galhos e outros tipos de feridas. Quando as larvas emergem, criam um túnel para dentro da árvore, onde continuam a se alimentar e se desenvolver. Grandes infestações dessas lagartas podem matar uma árvore.

Abelhas-carpinteiras

As abelhas-carpinteiras fazem túneis em madeiras resinosas como pinho, cedro e sequoia-vermelha para pôr seus ovos. Os sinais de uma infestação de abelhas-carpinteiras incluem a presença de serragem no ponto de entrada. Esses túneis servem como uma espécie de ninho, onde os machos e as fêmeas podem hibernar até a primavera, quando costumam acasalar.

Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article