Qual é o tamanho de um cupim?

Escrito por john lindell | Traduzido por pamela oliveira
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Qual é o tamanho de um cupim?
Espécies diferentes de cupim têm tamanhos diferentes (termiguardplan.com)

Os cupins são conhecidos como insetos sociais. Eles vivem em colônias que incluem até 1 milhão de indivíduos em alguns casos e possuem uma estrutura social altamente especializada. Existem trabalhadores, soldados, rainhas, reis e reprodutores. Esses cupins possuem aparência similar, mas diferentes tamanhos dependendo da espécie.

Outras pessoas estão lendo

Tipos

Existem cerca de 4000 espécies de cupins. Entretanto, a maior parte delas são classificadas em três tipos. Existem os cupins de madeira úmida, os de madeira seca e os subterrâneos. Esses últimos vivem abaixo da superfície do solo e raramente se expõem ao ar livre, enquanto os cupins de madeira seca e úmida vivem na madeira.

Identificação

Os cupins parecem formigas e são quase do mesmo tamanho, exceto por algumas diferenças. Um cupim possui a seção intermediária do corpo mais "gorda" do que a da formiga, que parece ter uma cintura. Cupins possuem antenas retas e parecem feitas de pequenas contas, enquanto antenas de formigas são curvadas nas pontas. Cupins alados possuem asas do mesmo tamanho, enquanto as formigas aladas possuem asas de tamanhos diferentes.

Função

Os cupins subterrâneos soldados que defendem as colônias são do mesmo tamanho dos trabalhadores, cerca de 0,6 cm de comprimento. Eles, entretanto possuem mandíbulas muito maiores com as quais afastam invasores. Os trabalhadores são responsáveis por construir os túneis, recolher alimento e alimentar outros cupins. Os reis, rainhas e aqueles conhecidos como reprodutores -- futuros reis e rainhas -- são maiores, crescendo de 1 cm a 1,25 cm. Reis e rainhas são cupins que começaram suas próprias colônias. Os reprodutores criarão asas e voarão para fazerem o mesmo.

Tamanho

O cupim de madeira seca sobrevive em madeira não decomposta que possui pouca umidade. Eles também possuem uma estrutura social. Os machos e fêmeas reprodutores podem crescer até 1,25 cm com, os soldados chegando a 0,9 cm de comprimento. Cupins de madeira seca alados possuem asas que chegam a serem 0,6 cm maiores do que seus corpos. Os cupins de madeira úmida precisam de madeira com alto conteúdo de umidade e, portanto, são encontrados mais em regiões úmidas. Comumente encontrados em tocos e troncos em decomposição, esse cupins são maiores do que os outros tipos. Eles crescem até 1,9 cm, com as formas aladas medindo 2,5 cm, contando as asas.

Visão de um especialista

Enquanto colônias de cupins de madeira molhada e seca possam chegar a alguns milhares de indivíduos, os cupins subterrâneos podem chegar a até 7 milhões de habitantes em uma colônia. Eles possuem vastas câmaras subterrâneas com complicados túneis. Os cupinzeiros são na verdade a parte do ninho que fica acima do solo, comum na África, Austrália e América do Sul. Cientistas acreditam que o propósito deles é ter uma forma de manter o ninho em uma temperatura adequada através das mudanças na pressão atmosférica dentro das câmaras subterrâneas e a superfície.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível