×
Loading ...

Insetos que fazem casulos

Atualizado em 17 abril, 2017

Casulos são um tipo de revestimento de seda ou algum material fibroso que alguns insetos criam ao redor de si mesmos para se proteger durante parte de seu ciclo de vida, contra mudanças climáticas ou predadores.

Alguns insetos criam casulos para se proteger (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)

Abelhas

A abelha rainha em uma colmeia em geral deposita seus ovos em áreas separadas dentro dos favos de mel. Quando os ovos chocam, as abelhas operárias se aproximam das áreas separadas e alimentam as larvas com geleia real, que secretam de glândulas nas suas cabeças, por três dias antes de as alimentarem com mel diluído e polem, mas a fêmea escolhida para se tornar a próxima rainha é alimentada com a geleia real por seis dias para que cresça mais que as outras. A larva cria então um casulo para amadurecer em uma pupa, um estágio que dura até 13 dias, dependendo do tipo de abelha. Uma vez amadurecida, a abelha come a geleia real até emergir do casulo.

Loading...

Bicho da seda

A larva ou lagarta do bicho da seda também produz casulos; o bicho da seda tipicamente põe ovos que podem demorar em torno de 14 dias até formarem uma larva, que muda quatro vezes antes de virarem pupas. Quando alcançam o estágio de pupas, as larvas formam um casulo feito de seda crua, produzida com saliva endurecida, e cuja função é protege-las durante um período vulnerável no ciclo de vida. Bichos da seda são importantes economicamente por produzirem seda, e são criados em cativeiro até o ponto que criam os casulos, no momento qual eles são cozidos juntos com o casulo para impedir que eles secretem a enzima que os permite furar a seda e sair.

Borboletas

A borboleta passa por vários estágios durante o seu ciclo de vida. Ao começar a metamorfose, a lagarta cria um casulo, ou crisalida, onde vai permanecer hibernando por dias ou meses, variando de acordo com o tipo de borboleta. As crisalidas de borboletas da família Nymphalidae ficam suspensas por um bloco de seda com ganchos abdominais, enquanto as borboletas 'Enxofre' e Papilionidae se suspendem pelo meio do seu corpo, usando uma cinta de seda.

Pulga

As pulgas passam for um ciclo de vida de quatro estágios, começando do ovo até o adulto. Quando a larva da pulga entra em seu estágio pupal, ela cria um casulo de formato em geral ovoide, com em torno de 5 mm em diâmetro. O casulo é feito de uma espécie de seda grudenta, e deriva sua cor do ambiente, de forma que o casulo camufle a sua presença.

Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...